João Donato morre aos 88 anos no Rio de Janeiro
Velório será realizado no Theatro Municipal do Rio, em horário a ser divulgado

O pianista, cantor e compositor João Donato morreu, na madrugada desta segunda-feira (17), aos 88 anos, no Rio de Janeiro.
“Hoje o céu dos compositores amanheceu mais feliz: João Donato foi para lá tocar suas lindas melodias”, escreveu uma mensagem no perfil do músico no Instagram.
“Agora, sua alegria e seus acordes permanecem eternos por todo o universo”, acrescentou.
Seu velório será realizado no Theatro Municipal do Rio, em horário a ser divulgado.
A Casa de Saúde São José, que fica na zona sul do Rio, informou em nota que o falecimento foi às 3h20 desta segunda. A causa da morte não foi divulgada.
No final de junho, o cantor publicou uma foto com seu filho, Donatinho, “depois de 26 dias de molho no hospital”, mas não indicou a razão da internação.
Donatinho publicou, nesta segunda, uma foto com João e a legenda: “A lei do amor é bem maior!”
João iria se apresentar em São Paulo em setembro, no Coala Festival, em uma apresentação especial com o cantor Martinho da Vila.
“Com profunda tristeza e pesar, lamentamos a perda de um dos grandes gênios musicais de todos os tempos. Obrigado por tudo, João”, publicou o perfil oficial do festival nas redes sociais.
Recentemente, Donato também excursionou com o cantor Jards Macalé, com quem lançou em 2021 o disco “Síntese do Lance”, com dez músicas inéditas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a perda de “um de nossos maiores e mais criativos compositores”, a quem chamou de “um dos gênios da música brasileira”.
“João Donato via música em tudo. Inovou, passou pelo samba, bossa nova, jazz, forró e na mistura de ritmos construiu algo único. Manteve-se criando e inovando até o fim. Que encontre a paz que tanto cantou. Sua música permanecerá conosco. Meus sentimentos aos familiares, amigos, músicos que nele se inspiraram e fãs no mundo todo”, escreveu Lula.
Expoente da Bossa Nova
Natural de Rio Branco, no Acre, João Donato de Oliveira mudou-se para o Rio de Janeiro aos 11 anos, em 1945.
Foi na capital fluminense, tocando em festas de colégio e participando de jam sessions que João se aproximou do jazz, tocando na sede do Sinatra-Farney Fan Club e na casa do cantor carioca Dick Farney, quem conheceu quando ambos trabalharam no hotel Copacabana Palace.
Em 1951, começa a trocar o acordeom da infância pelo piano. Cinco anos depois, mudou-se para São Paulo, mesmo ano em que começou a tocar no grupo “Os Copacabanas” e gravou seu primeiro disco, o LP “Chá Dançante”, pela gravadora Odeon, com produção do maestro tijucano Antônio Carlos Jobim.
“João Donato é um dos precursores da bossa nova, por sua atuação como pianista e compositor desde o início dos anos 1950. É moderno para a época, e seu piano já apresenta um toque diferente de tudo o que existe no momento”, relata a Enciclopédia Cultural do Itaú.
No final dos anos 1950, trabalhou com a cantora Elizeth Cardoso, em seguida, viveu por três anos nos Estados Unidos, e também excursionou pela primeira vez tocando com João Gilberto.
“Enquanto nos Estados Unidos, sua canção “Minha Saudade” (1955), parceria com João Gilberto, permeia o repertório das primeiras apresentação e festivais de bossa nova, estilo musical de fins da década de 1950”, descreve a Enciclopédia do Itaú.
Fez trabalhos com artistas como Astrud Gilberto, Dorival Caymmi, e os americanos Nelson RIddle e Wes Montgomery.
Após voltar ao Brasil, no início dos anos 1970, grava o disco “Quem é Quem”, onde o até então intérprete de música instrumental aparece cantando pela primeira vez.
“Suas composições são instrumentais, ganhando letra a posteriori. “As minhas primeiras letras surgiram a partir desses temas instrumentais já gravados, que eu pensava que não iam ter letra nunca. Bananeira era Villa Grazia, o nome da pousadinha onde a gente ficou em Lucca, na Itália, acompanhando o João Gilberto numa temporada (…). Noventa e nove por cento das minhas músicas instrumentais trocaram de nome, por causa da letra” diz João Donato. Outro exemplo é a música “Índio Perdido”, que muda para “Lugar Comum” após receber a letra de Gilberto Gil (1942)”, destacou a Enciclopédia Cultural.
Fez parcerias com Gilberto Gil, como “A paz”, “Bananeira” e “Lugar Comum”, com Caetano Veloso, como a famosa “A Rã” e “Surpresa”, com Chico Buarque fez “Cadê Você”, com Martinho da Vila, por exemplo, “Gaiolas Abertas” e “Daquele Amor Nem Me Fale” e, com Cazuza, “Doralinda”.
“As composições de Donato possuem característica marcante: a primeira frase rítmica repete-se no decorrer da música, como em “A Rã”, “Até quem Sabe”, “Lugar Comum”, “Amazonas” e “Cadê Você”. Às vezes mantém a mesma melodia, alterando somente a harmonia, como é o caso da segunda parte da música “A Rã”. Não trabalha em cima da composição, mas dos arranjos”, completou a análise da Enciclopédia.
Depois dos anos 1990, passou a lançar discos principalmente por gravadoras independentes. Ganhou o Grammy Latino de 2010 na categoria “Melhor Álbum de Latin Jazz” pelo disco “Sambolero”.
Ele voltaria a ser indicado ao prêmio, na categoria de “Melhor Instrumental”, com o álbum “Donato Elétrico”, em 2016, considerado o 16º melhor álbum brasileiro do ano pela revista Rolling Stone Brasil.
Morador do bairro da Urca, na zona sul da capital fluminense, Donato era casado desde 2001 com a jornalista Ivone Belem. Ele deixa os filhos Jodel, Joana e Donatinho.
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi

Prefeitura de Olho D’Água do Casado tem contas bloqueadas por dívidas antigas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
