Brasil

João Donato morre aos 88 anos no Rio de Janeiro

Velório será realizado no Theatro Municipal do Rio, em horário a ser divulgado

Por CNN Brasil 17/07/2023 17h05
João Donato morre aos 88 anos no Rio de Janeiro
João Donato morre no Rio de Janeiro aos 88 anos - Foto: reprodução Instagram

O pianista, cantor e compositor João Donato morreu, na madrugada desta segunda-feira (17), aos 88 anos, no Rio de Janeiro.

“Hoje o céu dos compositores amanheceu mais feliz: João Donato foi para lá tocar suas lindas melodias”, escreveu uma mensagem no perfil do músico no Instagram.

“Agora, sua alegria e seus acordes permanecem eternos por todo o universo”, acrescentou.

Seu velório será realizado no Theatro Municipal do Rio, em horário a ser divulgado.

A Casa de Saúde São José, que fica na zona sul do Rio, informou em nota que o falecimento foi às 3h20 desta segunda. A causa da morte não foi divulgada.

No final de junho, o cantor publicou uma foto com seu filho, Donatinho, “depois de 26 dias de molho no hospital”, mas não indicou a razão da internação.

Donatinho publicou, nesta segunda, uma foto com João e a legenda: “A lei do amor é bem maior!”
João iria se apresentar em São Paulo em setembro, no Coala Festival, em uma apresentação especial com o cantor Martinho da Vila.

“Com profunda tristeza e pesar, lamentamos a perda de um dos grandes gênios musicais de todos os tempos. Obrigado por tudo, João”, publicou o perfil oficial do festival nas redes sociais.

Recentemente, Donato também excursionou com o cantor Jards Macalé, com quem lançou em 2021 o disco “Síntese do Lance”, com dez músicas inéditas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a perda de “um de nossos maiores e mais criativos compositores”, a quem chamou de “um dos gênios da música brasileira”.
“João Donato via música em tudo. Inovou, passou pelo samba, bossa nova, jazz, forró e na mistura de ritmos construiu algo único. Manteve-se criando e inovando até o fim. Que encontre a paz que tanto cantou. Sua música permanecerá conosco. Meus sentimentos aos familiares, amigos, músicos que nele se inspiraram e fãs no mundo todo”, escreveu Lula.

Expoente da Bossa Nova

Natural de Rio Branco, no Acre, João Donato de Oliveira mudou-se para o Rio de Janeiro aos 11 anos, em 1945.

Foi na capital fluminense, tocando em festas de colégio e participando de jam sessions que João se aproximou do jazz, tocando na sede do Sinatra-Farney Fan Club e na casa do cantor carioca Dick Farney, quem conheceu quando ambos trabalharam no hotel Copacabana Palace.

Em 1951, começa a trocar o acordeom da infância pelo piano. Cinco anos depois, mudou-se para São Paulo, mesmo ano em que começou a tocar no grupo “Os Copacabanas” e gravou seu primeiro disco, o LP “Chá Dançante”, pela gravadora Odeon, com produção do maestro tijucano Antônio Carlos Jobim.

“João Donato é um dos precursores da bossa nova, por sua atuação como pianista e compositor desde o início dos anos 1950. É moderno para a época, e seu piano já apresenta um toque diferente de tudo o que existe no momento”, relata a Enciclopédia Cultural do Itaú.

No final dos anos 1950, trabalhou com a cantora Elizeth Cardoso, em seguida, viveu por três anos nos Estados Unidos, e também excursionou pela primeira vez tocando com João Gilberto.

“Enquanto nos Estados Unidos, sua canção “Minha Saudade” (1955), parceria com João Gilberto, permeia o repertório das primeiras apresentação e festivais de bossa nova, estilo musical de fins da década de 1950”, descreve a Enciclopédia do Itaú.

Fez trabalhos com artistas como Astrud Gilberto, Dorival Caymmi, e os americanos Nelson RIddle e Wes Montgomery.

Após voltar ao Brasil, no início dos anos 1970, grava o disco “Quem é Quem”, onde o até então intérprete de música instrumental aparece cantando pela primeira vez.
“Suas composições são instrumentais, ganhando letra a posteriori. “As minhas primeiras letras surgiram a partir desses temas instrumentais já gravados, que eu pensava que não iam ter letra nunca. Bananeira era Villa Grazia, o nome da pousadinha onde a gente ficou em Lucca, na Itália, acompanhando o João Gilberto numa temporada (…). Noventa e nove por cento das minhas músicas instrumentais trocaram de nome, por causa da letra” diz João Donato. Outro exemplo é a música “Índio Perdido”, que muda para “Lugar Comum” após receber a letra de Gilberto Gil (1942)”, destacou a Enciclopédia Cultural.

Fez parcerias com Gilberto Gil, como “A paz”, “Bananeira” e “Lugar Comum”, com Caetano Veloso, como a famosa “A Rã” e “Surpresa”, com Chico Buarque fez “Cadê Você”, com Martinho da Vila, por exemplo, “Gaiolas Abertas” e “Daquele Amor Nem Me Fale” e, com Cazuza, “Doralinda”.
“As composições de Donato possuem característica marcante: a primeira frase rítmica repete-se no decorrer da música, como em “A Rã”, “Até quem Sabe”, “Lugar Comum”, “Amazonas” e “Cadê Você”. Às vezes mantém a mesma melodia, alterando somente a harmonia, como é o caso da segunda parte da música “A Rã”. Não trabalha em cima da composição, mas dos arranjos”, completou a análise da Enciclopédia.

Depois dos anos 1990, passou a lançar discos principalmente por gravadoras independentes. Ganhou o Grammy Latino de 2010 na categoria “Melhor Álbum de Latin Jazz” pelo disco “Sambolero”.


Ele voltaria a ser indicado ao prêmio, na categoria de “Melhor Instrumental”, com o álbum “Donato Elétrico”, em 2016, considerado o 16º melhor álbum brasileiro do ano pela revista Rolling Stone Brasil.

Morador do bairro da Urca, na zona sul da capital fluminense, Donato era casado desde 2001 com a jornalista Ivone Belem. Ele deixa os filhos Jodel, Joana e Donatinho.