Alagoas contabiliza 17 mortes de pessoas em situação de rua em 2023
No dia 19 de agosto, Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, haverá um ato para cobrar mais esforços do poder público

Nestes quase sete meses completos de 2023, Alagoas já contabilizou 17 mortes de pessoas em situação de rua. Recentemente, foram registrados dois casos em Maceió, dentro de um espaço de tempo de menos de uma semana. Um deles ocorreu na última quarta-feira (19), no Farol, e o outro na segunda-feira (24), no Centro; ambos ocorreram durante a madrugada.
O primeiro dos supracitados aconteceu na Ladeira do Brito, próximo à Avenida Tomás Espíndola. A vítima foi identificada como Paulo Sérgio Carvalho Ribeiro, de 54 anos, que foi atingido por diversos golpes de faca enquanto dormia e agonizou na rua até morrer. Já o segundo ocorreu na Rua Buarque de Macedo, com o assassinato de Carlos Alberto, que levou 35 facadas no pescoço.
Em entrevista à TV Pajuçara, o presidente do movimento de moradores em situação de rua em Alagoas, Rafael Machado, informou que o estado é o terceiro maior no número de mortes destas pessoas, e Maceió é a terceira entre as capitais na mesma categoria do ranking.
“Ficamos sabendo do que houve e começamos a providenciar algumas pautas com órgãos do estado para somar forças. Estamos fazendo cobranças às delegacias de Crimes contra Vulneráveis e de Homicídios da Capital, para que o caso seja elucidado”, explicou.
Segundo Rafael, cerca de 80% dessa população possui vício em álcool ou outras drogas. Para ele, é necessário que essa população tenha equipes de acolhimento e equipamentos estatais que supram as necessidades. “Desde 2007 que são invisíveis para sociedade e poder público, não existem dados, não sabem quem são, nem porque estão nas ruas”.
O presidente ainda detalha que, às vezes, esses casos acontecem por maldade, mas que, segundo apuração da entidade, os suspeitos têm usado armas brancas para cometer os crimes, em uma tentativa de culpar outros moradores de rua. “No entanto, nós sabemos que, em 2012, um grupo de extermínio foi descoberto e encerrado em Alagoas”.
No dia 19 de agosto, que é a data instituída para o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, o movimento fará um ato para cobrar mais esforços do poder público.
Últimas notícias

Maceió enfrenta frio atípico e registra a menor temperatura das capitais do Nordeste

Setor produtivo pede socorro ao governo para enfrentar tarifaço dos EUA

Alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos de Maceió participam de sarau cultural nesta terça (29)

Governo de Javier Milei negocia para que argentinos entrem nos EUA sem visto

Backing vocal da banda Limão com Mel é atingida por chamas de efeito pirotécnico durante show em Salgueiro

Academia Arapiraquense de Letras e Artes - ACALA é alvo de vandalismo e furto em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
