Saúde conclui campanha de prevenção contra hepatites virais
Saúde conclui campanha de prevenção contra hepatites virais
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou, ao longo deste mês, uma série de ações em alusão à campanha Julho Amarelo, cujo objetivo foi prevenir contra as hepatites virais. As atividades foram finalizadas, nesta quinta-feira (27), com o Seminário “Prevenção, Controle, Tratamento e Vigilância das Hepatites”, no Auditório do Centro Universitário Cesmac, no Farol.
A iniciativa foi organizada pelo Programa Municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS, juntamente à Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Universitário da UFAL, em parceria com o Cesmac Maceió e a Associação Alagoana de Apoio aos Doentes e Transplantados de Fígado.
A técnica da coordenação de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS, Teresa Carvalho, falou sobre a importância da vigilância sobre as hepatites virais.
“É de extrema importância detectar as hepatites virais em tempo oportuno, para que as pessoas tenham a oportunidade de viver bem, de ter uma de ter qualidade de vida. Então, é responsabilidade nossa, enquanto profissionais de saúde, dar todo suporte possível para que a população tenha acesso aos serviços de saúde, ao teste rápido e ao tratamento adequado, se for necessário. Precisamos estar atentos não apenas no mês de julho, mas sim de julho a julho”, falou.
A disseminação de informação e conhecimento sobre hepatites virais, com ênfase nas hepatites B e C, foi ministrada à comunidade acadêmica, aos profissionais de saúde e equipes multidisciplinares que trabalham com a prevenção, assistência e vigilância nas unidades de referência e básicas de saúde.
Palestras
A primeira palestra foi sob o tema “Vigilância das Hepatites - uma análise do município de Maceió”, ministrada pelo psicólogo da SMS, técnico responsável pela vigilância das hepatites na capital, Samuel Delane Lima Júnior.
Em seguida foi debatido o tema “Prevenção, Controle e Tratamento de Hepatite B”, ministrada pela professora do curso de Medicina do Cesmac, especialista em hepatologia, endoscopia e nutrologia, Vanina Ávila. E o encerramento se deu com a palestra da médica especialista em gastroenterologia, Leila Tojal, que abordou o tema “Prevenção, Controle e Tratamento de Hepatite C”.
A mesa de honra foi composta por Jorge Ricardo, membro da Associação dos Transplantados de Fígado e o primeiro transplantado de fígado do estado de Alagoas; Ednalva Silva, coordenadora de Atenção Básica de Maceió; Dayana Tenório, enfermeira da coordenação do programa IST/HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS; Leila Maria, médica hepatologista; Júlia Manoela, coordenadora-geral de Vigilância em Saúde de Maceió; Natalia de Sá, diretora de Vigilância em Saúde de Maceió; e Ivonilda de Araújo, coordenadora-adjunta do curso de Medicina do Cesmac.
Últimas notícias
Jaraguá recebe nesta sexta-feira (19) o evento Educar é Massa, promovido pela Prefeitura
Charles Pacheco sanciona leis que garantem reajuste salarial aos servidores municipais de São Sebastião
Leonardo Dias critica aumento do ICMS durante sessão na Câmara de Maceió
De volta à Brasília, Heloísa Helena dispara contra Lula e Bolsonaro em primeiro discurso
Prefeitura de Maceió abre inscrições para atuação de ambulantes no Réveillon 2026
Procon Maceió divulga pesquisa de preços dos itens da ceia natalina
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
