Saúde conclui campanha de prevenção contra hepatites virais
Saúde conclui campanha de prevenção contra hepatites virais
                            A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou, ao longo deste mês, uma série de ações em alusão à campanha Julho Amarelo, cujo objetivo foi prevenir contra as hepatites virais. As atividades foram finalizadas, nesta quinta-feira (27), com o Seminário “Prevenção, Controle, Tratamento e Vigilância das Hepatites”, no Auditório do Centro Universitário Cesmac, no Farol. 
A iniciativa foi organizada pelo Programa Municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS, juntamente à Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Universitário da UFAL, em parceria com o Cesmac Maceió e a Associação Alagoana de Apoio aos Doentes e Transplantados de Fígado.
A técnica da coordenação de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS, Teresa Carvalho, falou sobre a importância da vigilância sobre as hepatites virais. 
“É de extrema importância detectar as hepatites virais em tempo oportuno, para que as pessoas tenham a oportunidade de viver bem, de ter uma de ter qualidade de vida. Então, é responsabilidade nossa, enquanto profissionais de saúde, dar todo suporte possível para que a população tenha acesso aos serviços de saúde, ao teste rápido e ao tratamento adequado, se for necessário. Precisamos estar atentos não apenas no mês de julho, mas sim de julho a julho”, falou. 
A disseminação de informação e conhecimento sobre hepatites virais, com ênfase nas hepatites B e C, foi ministrada à comunidade acadêmica, aos profissionais de saúde e equipes multidisciplinares que trabalham com a prevenção, assistência e vigilância nas unidades de referência e básicas de saúde.
Palestras
A primeira palestra foi sob o tema “Vigilância das Hepatites - uma análise do município de Maceió”, ministrada pelo psicólogo da SMS, técnico responsável pela vigilância das hepatites na capital, Samuel Delane Lima Júnior. 
Em seguida foi debatido o tema “Prevenção, Controle e Tratamento de Hepatite B”, ministrada pela professora do curso de Medicina do Cesmac, especialista em hepatologia, endoscopia e nutrologia, Vanina Ávila. E o encerramento se deu com a palestra da médica especialista em gastroenterologia,  Leila Tojal, que abordou o tema “Prevenção, Controle e Tratamento de Hepatite C”. 
A mesa de honra foi composta por Jorge Ricardo, membro da Associação dos Transplantados de Fígado e o primeiro transplantado de fígado do estado de Alagoas;  Ednalva Silva, coordenadora de Atenção Básica de Maceió; Dayana Tenório, enfermeira da coordenação do programa IST/HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS; Leila Maria, médica hepatologista; Júlia Manoela, coordenadora-geral de Vigilância em Saúde de Maceió; Natalia de Sá, diretora de Vigilância em Saúde de Maceió; e Ivonilda de Araújo, coordenadora-adjunta do curso de Medicina do Cesmac.
Últimas notícias
            Comoção e revolta marcam enterro de jovem morta durante tentativa de venda de drone em São Paulo
            Alfredo Gaspar denuncia desvio de R$ 221 milhões e critica impunidade na CPMI do INSS
            TJ inicia Semana da Conciliação com quase 3 mil casos pautados em Alagoas
            Castro defende no STF operação que deixou mais de 120 mortos no Rio
            Secretaria de Estado da Saúde dá início à Campanha Novembro Roxo
            Hospital da Mulher de AL realiza mais de mil mamografias durante o Outubro Rosa
Vídeos e noticias mais lidas
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
		