Teleatendimento 190 Ronda registra mais de 132 mil chamadas em sete meses
Entre as ligações, perturbação do sossego e quase 9 mil trotes, uma situação que se configura crime, alerta coordenação do serviço
As denúncias de perturbação do sossego e da tranquilidade, com 24.063 chamadas, e trotes, com 8.980 ocorrências, lideram as ligações realizadas pela população para o Teleatendimento 190 Ronda no Bairro. No total, de janeiro a julho deste ano, foram 132.152 chamadas para o serviço. Além dessas situações, o levantamento também aponta casos que se enquadram na Lei Maria da Penha, com 3.781, e roubo e furto, com 1.771 ligações, no mesmo período. Os quatro tópicos são os principais do relatório produzido pelo programa.
Ainda conforme os dados, o mês de janeiro foi o que mais registrou ligações para denúncia de perturbação do sossego e da tranquilidade, com 5.950 delas.
Os meses de janeiro, março, abril e maio mantiveram uma média de mais de 20 mil chamadas gerais para o Teleatendimento, respectivamente com 20.013, janeiro; 20.807, março; 24.372, abril; e 20.176, maio.
Trotes
No caso dos trotes, além dos 2.344 casos no primeiro mês do ano, a maior quantidade registrada, chama a atenção para a queda no índice de ligações nos meses fevereiro (717) e junho (767), quando se festeja o Carnaval e São João.
“Coincidência ou não, janeiro é mês de férias, com mais pessoas com tempo livre e, infelizmente, temos um aumento na quantidade de trotes e ligações indevidas”, destaca o tenente Costa Neto, coordenador do Teleatendimento do Ronda.
“As forças de segurança são alvo desse tipo de situação, que só prejudica quem realmente precisa, pois, deslocamos uma guarnição, quer seja da PM ou do próprio Ronda, para um caso que não existe, quando poderíamos estar atendendo uma urgência ou emergência real”, declarou.
Ainda sobre o trote, o oficial lembra o que diz o Artigo 340 do Código Penal: “provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não ter se verificado, é punido com detenção de um a seis meses, ou multa”.
Em Alagoas, conforme o tenente Costa Neto, as secretarias de Estado de Segurança Pública ev de Prevenção à Violência (Seprev) trabalham para atualizar a Lei 7.389 de 2012, que trata sobre o crime de trote e suas penalidades.
O 190 Ronda funciona 24, diariamente, sendo desenvolvido em parceria entre a Seprev (Ronda), SSP e Polícia Militar. O sistema é considerado a porta de entrada da segurança pública de Alagoas, uma vez que atende diretamente a população e encaminha as guarnições para o pronto atendimento das ocorrências.