DMTT e Semuc atuam para conscientização de motoristas de ônibus
Ações com taxistas e motoristas de ônibus focaram no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher

A equipe de Educação no Trânsito do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió apoiou uma série de ações da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), em prol do “Agosto Lilás”. A campanha tem como objetivo o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, o que inclui também a presença feminina em transportes coletivos, como ônibus e táxis.
Foram quatro dias de atividades durante a semana, três delas com motoristas de ônibus, nos terminais do Benedito Bentes, Vergel do Lago e Cruz das Almas; e uma com motoristas e permissionários de táxi, no Sest-Senat.
“A importância de ações como essas, com foco nos transportadores, é grande. Eles atendem mulheres durante o dia de trabalho e conscientizar esses profissionais para situações que possam acontecer no dia a dia, como assédio, riscos físicos, entre outros, é fundamental”, comentou Inês Pessoa, assessora de Educação do DMTT.
As ações conjuntas começaram na terça-feira, 22, no curso de atualização para taxistas e permissionários de táxi de Maceió, realizado na sede do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senat). A equipe da Semuc conversou com os profissionais no início da aula e falou sobre o respeito às mulheres, conduta durante o atendimento e violência doméstica.
Taxista há mais de seis anos, Mac Dovwell relatou sua experiência ao participar do curso. “É importante que essa informação seja passada para a categoria e que todos adquiram os conhecimentos para que, assim, possamos transmitir e praticar essa segurança para as mulheres que buscam nossos serviços. Os profissionais do DMTT juntamente com a Semuc estão de parabéns”, pontuou.
Nos dias 23, 24 e 25, as ações aconteceram nos terminais do Benedito Bentes, Vergel e Cruz das Almas, respectivamente. O foco foi a conscientização dos motoristas de ônibus para a relação com as usuárias. Além da conversa com os profissionais, foram entregues panfletos e cartilhas explicando a atualização da Lei da Parada Segura, que garante o embarque e desembarque de mulheres fora do ponto regular, a partir das 20h, desde que esteja no itinerário da linha.
Foram discutidos temas como importunação sexual, abuso sexual, estupro e violência física contra as mulheres. “Foi uma semana proveitosa. A mensagem foi passada aos profissionais e a capacitação dessas categorias para o comportamento com as usuárias do transporte coletivo é fundamental”, disse a secretária da Semuc, Ana Paula Mendes. “Importante destacar que o que falamos não se aplica apenas para os momentos em serviço, em ônibus ou táxis, mas em casa, no convívio com suas esposas, filhas e outras mulheres”, complementou a gestora.
Últimas notícias

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
