Geral

Presidente da EBC é demitido após repostar mensagem que chama quem apoia Israel de idiota

Helio Doyle compartilhou um tuite do ilustrador brasileiro Carlos Latuff com xingamento a apoiadores de Israel: 'Ser um idiota é o bastante'

Por 7Segundos com O Globo 18/10/2023 20h08
Presidente da EBC é demitido após repostar mensagem que chama quem apoia Israel de idiota
Helio Doyle reposta mensagem que diz que para apoiar Israel basta ser 'um idiota' - Foto: Reprodução

O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Hélio Doyle, foi demitido nesta quarta-feira após fazer uma repostagem nas redes sociais em que diz que quem apoia Israel é “um idiota”. Em pronunciamento, ele afirmou que o compartilhamento causou constrangimento ao governo.

Depois da publicação pela manhã, Doyle se reuniu à tarde no Palácio do Planalto com o ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta. Diante da insatisfação do governo com a sua postagem, o presidente da EBC concordou, segundo integrantes do governo, em apresentar o seu pedido de demissão.

"O ministro Paulo Pimenta me manifestou hoje seu descontentamento por eu ter repostado, no X , postagem de terceiro acerca do conflito no Oriente Médio. Disse-me que a referida repostagem e sua repercussão na imprensa criaram constrangimentos ao governo, que mantém posição de neutralidade no conflito, em busca da paz e da proteção aos cidadãos brasileiros. Diante disso, pedi desculpas e comuniquei que deixo a presidência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), agradecendo ao ministro Pimenta e ao presidente Lula pela confiança em mim depositada por todos esses meses", afirmou Doyle, em nota.

Pela manhã, o então presidente da EBC republicou uma postagem do ilustrador brasileiro Carlos Latuff e repostada por Doyle, que se declara pró-Palestina em suas redes sociais. A publicação foi feita em seu perfil no X (antigo Twitter).

"Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante", dizia o texto. Antes do anúncio de sua demissão, Hélio Doyle afirmou ao GLOBO defender a coexistência pacífica entre israelenses e palestinos:

— Condeno a ocupação de territórios palestinos por Israel, assim como qualquer violência contra civis praticada por qualquer um dos lados. Isso significa que, em relação aos fatos recentes, condeno tanto o Hamas quanto o governo de Israel. Ao compartilhar o post, o apoio a Israel ao qual me refiro é quanto aos ataques indiscriminados contra a população de Gaza — disse.

No último dia 7, os conflitos na região foram iniciados após uma ofensiva do grupo terrorista Hamas. Desde então, Israel e o grupo palestino travam o maior confronto dos últimos 50 anos.

Nos últimos dias, Doyle tem se dedicado a fazer posicionamentos sobre a guerra, em prol da Palestina e falando sobre crimes de guerra que teriam sido cometidos pelo exército israelense e que tem sido denunciados por entidades desde o início do conflito.

No dia 15, o presidente compartilhou uma outra mensagem: "Imagina bombardear todo o Rio de Janeiro para punir milicianos e traficantes. É o que Israel está fazendo com a Palestina".

Em relação ao seu cargo na EBC, o presidente reiterou seu apoio à posição de neutralidade adotada pelo presidente Lula e afirmou que a linha jornalística da EBC seguirá a imparcialidade — em reuniões com a equipe, solicitou que todo o conteúdo sobre a guerra escute os dois lados:

— O compartilhamento (da postagem) reflete minha posição, de protesto contra os ataques a civis, venham de um lado ou de outro. Talvez tenha também sido motivado pelo que considero hipocrisia dos que protestam justificadamente contra o ataque a israelenses mas justificam os ataques a palestinos.

Em janeiro deste ano, o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação do governo Lula, anunciou que o jornalista Hélio Doyle seria o presidente da EBC. Doyle, por sua vez, foi nomeado pelo presidente em fevereiro.

O jornalista também participou do período de transição do governo.