Rafael Brito vota pela aprovação do relatório final da CPMI dos Atos Golpistas
O relatório foi aprovado com 20 votos favoráveis e 11 contra sua aprovação

O relatório final da CPMI dos Atos Golpistas no Congresso Nacional foi aprovado, nesta quarta-feira (18), por 20 votos favoráveis e 11 contrários. O deputado federal por Alagoas, Rafael Brito (MDB), votou pela aprovação do relatório que pede o indiciamento de 61 pessoas.
O relatório da senadora Eliziane Gama aponta o ex-presidente Jair Bolsonaro como o mentor dos atos golpistas que ocorreram em 8 de janeiro deste ano.
“Ficou provado que a tentativa de golpe foi pensada muito antes do oito de janeiro. O oito de janeiro foi o devaneio final, o ato de maior desespero porque não estavam conseguindo convencer as instituições sérias a entrar nessa aventura de tirar a nossa liberdade”, disse Rafael Brito.
Mesmo sob pesado protesto da oposição, que votou contra o texto final, o relatório será encaminhado para a Procuradoria-Geral da República (PGR), a Polícia Federal e o Supremo Tribunal Federal (STF) para que aprofundem investigações e apurem as responsabilidades.
Enquanto a base aliada ao governo elogiou e classificou o relatório como “peça histórica em defesa da democracia”, os oposicionistas criticaram o documento, tachando-o de parcial e considerando que apresenta “erros graves” por ter se desviado do objeto determinado da CPMI.
Além de pedir o indiciamento do ex-presidente, o documento traz ainda como indiciados integrantes militares do governo bolsonaro próximos a ele, como o ex-ministro da Casa Civil e da Defesa general Walter Braga Netto; o ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) general Augusto Heleno; o ex-ministro da Secretaria-Geral da presidência general Luiz Eduardo Ramos, eo ex-ajudante de ordens tenente-coronel Mauro Cid. No total, o relatório pede o indiciamento de oito generais das Forças Armadas.
Últimas notícias

Brasil repete feito do conjunto geral e é prata na série mista do Mundial de ginástica rítmica

Secretaria da Primeira Infância realiza Maratoninha do Cria em União dos Palmares

Unidos por um coração: técnica de enfermagem vende rifa para custear cirurgia da filha
![[Vídeo] Surfista salva mulher de afogamento na Praia do Francês](https://img.7segundos.com.br/aDwHTpVf3bCeAF4PvwTuPc-oXl4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-24-at-160143.jpeg)
[Vídeo] Surfista salva mulher de afogamento na Praia do Francês

Mulher é retirada à força de casa e executada no município de Rio Largo

Policial de folga reage a assalto e atira em ladrão
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
