Mobilização: Mais de 100 mil estudantes devem fazer a Prova SAEB em Alagoas
Avaliação envolve alunos das séries finais do ensino fundamental e médio serve para medir o nível da educação básica em todo o país
É chegada a hora. Até o dia 11 de novembro, mais de oito milhões de estudantes brasileiros participarão das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2023, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e principal avaliação em larga escala da Educação Básica brasileira. Em Alagoas, 108.313 estudantes de escolas públicas devem se submeter à prova.
Do total de jovens alagoanos a serem avaliados, 79.387 são dos 5º e 9º anos do ensino fundamental, compreendendo a rede estadual e as municipais – que concentram mais de 80% dos estudantes. Os demais (28.926) são alunos das 3ª e 4ª séries do ensino médio, sendo 90% deles alunos da rede estadual de ensino, e 10% da rede federal.
Para os 108.313 estudantes alagoanos, as provas ocorrem em um período mais curto, ou seja, até 03 de novembro. Além dos testes em língua portuguesa, matemática, ciências humanas e da natureza, serão aplicados questionários com alunos, professores, diretores escolares e gestores municipais de educação.
Meta
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, destaca a importância da Prova SAEB. Este ano, a meta é deixar o estado de Alagoas posicionado entre as 10 unidades da federação com os melhores índices.
“Contamos com a participação e o empenho de cada professor e estudante. Vamos mostrar ao país que Alagoas garante uma educação de qualidade porque desenvolve uma série de ações cujo principal objetivo é a permanente melhoria da aprendizagem”, afirma a secretária, destacando iniciativas como a Caravana Avança IDEB, por meio da qual a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) mobilizou toda a comunidade escolar.
A caravana, que também reuniu articuladores de ensino, coordenadores pedagógicos, entre outros profissionais, foi marcada pela aplicação de simulados que seguem o modelo da avaliação nacional, abordando as competências de cada área do conhecimento (matemática e língua portuguesa). Outro ponto chave foram as avaliações diagnósticas, que, em síntese, medem se o aluno de fato aprendeu aquilo que lhe foi ensinado.
SAEB
Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país.
O SAEB, portanto, reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes avaliados. Esses graus estão descritos e organizados, de modo crescente, em Escalas de Proficiência de Língua Portuguesa e de Matemática para cada uma das etapas avaliadas.
Os resultados de aprendizagem dos estudantes, apurados no SAEB, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o cálculo que resulta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
