Mobilização: Mais de 100 mil estudantes devem fazer a Prova SAEB em Alagoas
Avaliação envolve alunos das séries finais do ensino fundamental e médio serve para medir o nível da educação básica em todo o país
É chegada a hora. Até o dia 11 de novembro, mais de oito milhões de estudantes brasileiros participarão das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2023, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e principal avaliação em larga escala da Educação Básica brasileira. Em Alagoas, 108.313 estudantes de escolas públicas devem se submeter à prova.
Do total de jovens alagoanos a serem avaliados, 79.387 são dos 5º e 9º anos do ensino fundamental, compreendendo a rede estadual e as municipais – que concentram mais de 80% dos estudantes. Os demais (28.926) são alunos das 3ª e 4ª séries do ensino médio, sendo 90% deles alunos da rede estadual de ensino, e 10% da rede federal.
Para os 108.313 estudantes alagoanos, as provas ocorrem em um período mais curto, ou seja, até 03 de novembro. Além dos testes em língua portuguesa, matemática, ciências humanas e da natureza, serão aplicados questionários com alunos, professores, diretores escolares e gestores municipais de educação.
Meta
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, destaca a importância da Prova SAEB. Este ano, a meta é deixar o estado de Alagoas posicionado entre as 10 unidades da federação com os melhores índices.
“Contamos com a participação e o empenho de cada professor e estudante. Vamos mostrar ao país que Alagoas garante uma educação de qualidade porque desenvolve uma série de ações cujo principal objetivo é a permanente melhoria da aprendizagem”, afirma a secretária, destacando iniciativas como a Caravana Avança IDEB, por meio da qual a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) mobilizou toda a comunidade escolar.
A caravana, que também reuniu articuladores de ensino, coordenadores pedagógicos, entre outros profissionais, foi marcada pela aplicação de simulados que seguem o modelo da avaliação nacional, abordando as competências de cada área do conhecimento (matemática e língua portuguesa). Outro ponto chave foram as avaliações diagnósticas, que, em síntese, medem se o aluno de fato aprendeu aquilo que lhe foi ensinado.
SAEB
Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país.
O SAEB, portanto, reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes avaliados. Esses graus estão descritos e organizados, de modo crescente, em Escalas de Proficiência de Língua Portuguesa e de Matemática para cada uma das etapas avaliadas.
Os resultados de aprendizagem dos estudantes, apurados no SAEB, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o cálculo que resulta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Últimas notícias
Passarela desaba após ser atingida por caminhão e dois morrem em SP
Suspeita de fraudar concurso estava alojada na Guarda Municipal de Rio Largo
Homem desaparecido em Maragogi é achado morto na Praia de São Bento
AL tem 61 municípios sob alerta de chuvas; Maceió está entre as áreas de perigo
Avança Saúde ultrapassa marca de 800 cirurgias realizadas em Santana do Ipanema
Mulher desaparece após barco virar no Rio São Francisco, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
