Carta achada em esgoto mostra que PCC tentou resgatar membros no Presídio do Agreste
Trecho divulgado em reportagem do Metrópoles relata outros possíveis crimes da facção no Estado
Uma das cartas do PCC divulgadas pelo portal Metrópoles fala de uma mal sucedida tentativa de resgate de presos da facção do Presídio do Agreste. A mensagem, que aparece sem data, fala também sobre crimes que teriam sido cometidos pelo PCC em Alagoas, como disparos de arma de fogo em uma delegacia e incêndio de uma viatura, além do interesse da facção de resgatar membros que estariam em contato com integrantes de outra facção criminosa dentro do sistema prisional.
Neste sábado (11), o Metrópoles publicou reportagem do jornalista Felipe Resk sobre cartas escritas a mão atribuídas a líderes do PCC que foram encontradas no esgoto da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo. Os manuscritos ligam a facção a crimes cometidos em todos os estados do país, desde tráfico de drogas até ataques a grupos rivais e agentes públicos.
(continua após a imagem)

Conforme a reportagem, as cartas encontradas após a instalação de telas de contenção nos dutos da rede esgoto do presídio no interior paulista em 2017, são atribuídas pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) a sete chefões do PCC. Eles seriam os responsáveis pela “Sintonia dos Estados e Países”, célula da facção responsável por coordenar os integrantes e as ações criminosas fora de São Paulo, ligada à “Sintonia Final”, a alta cúpula do grupo.
As dezenas de cartas serviram como base para condenar os sete chefões a mais 12 anos de prisão. A sentença foi proferida no mês passado.
Atualmente, de acordo com o autor da reportagem, o MPSP calcula que o PCC é formado por 100 mil integrantes no Brasil, sendo 40 mil “irmãos” e 60 mil “companheiros”, os que não são batizados. A facção também opera em outros 23 países.
Últimas notícias
Terremoto de magnitude 6,5 atinge o México
[Vídeo] Dupla em motocicleta rouba moto e celulares em Fernão Velho, em Maceió
Motociclista fica ferido após se envolver em acidente no município de Arapiraca
AMA abre inscrições para o Congresso da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos 2026
Prefeitura de Maceió divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2026
STF terá evento para lembrar 3 anos de atos golpistas de 8 de janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
