Ufal anuncia ampliação de vagas em Medicina
Aumento ocorrerá a partir de 2025

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) anunciou, nesta terça-feira (14), que vai ampliar o número de vagas nos cursos de Medicina. O aumento será válido para as unidades de Maceió e Arapiraca e entrará em vigor a partir do primeiro semestre de 2025.
De acordo com o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, a universidade atendeu uma chamada do Ministério da Educação pela necessidade de expandir os serviços na área de saúde das universidades e dois hospitais relacionados a ela. Segundo ele, em Maceió o número vai saltar de 100 para 160 e em Arapiraca de 60 para 80 vagas.
Tonholo ressaltou que a ampliação será feita com responsabilidade. “Agora é importante dizer que todo esse estudo de ampliação de vagas é um estudo que tem sido feito já há algum tempo, agora nós estamos atendendo a chamada para atender ao sistema de saúde haja vista a falta de profissionais de saúde em nível geral no Brasil. Mas nós estamos fazendo isso com muita responsabilidade e por isso que as vagas só começam a ser ofertadas a partir de 2025 porque a gente tem que adequar a toda infraestrutura de sala de aula, de laboratório de pesquisa, da parte de anatomia para poder receber esses estudantes”, disse ele em entrevista à TV Gazeta.
A secretária de Ensino Superior do Ministério da Educação, Denise Carvalho, informou na entrevista à TV Gazeta que a pretensão do governo federal é ir além do curso de medicina. “Mas não só no curso médico, no futuro nós também pretendemos aumentar as vagas de outros cursos da área da saúde como a enfermagem, fisioterapia, farmácia, nutrição e assim por diante. Toda área da saúde deve ser ampliada no sistema federal de educação superior”, comunicou.
Denise Carvalho parabenizou a Ufal e ressaltou a importância da ampliação. “Isso é muito importante para Alagoas, é muito importante para o Brasil e nós precisamos já prospectar o aumento das vagas de residência médica porque através da residência médica que nós formamos os melhores especialistas”, frisou.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Porto de Pedras lança cadastro para fortalecer empreendedorismo feminino

Prefeitura de Palmeira dos Índios lança Programa de Recuperação Fiscal 2025

Exame médico confirma intoxicação de Hungria por metanol

Prefeitura intensifica operação de vigilância e combate ao metanol em Palmeira dos Índios

Governo lança programa Alagoas Conectada para ampliar internet nas escolas públicas

Polícia prende foragido da Justiça de AL por homicídio em boate de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
