Ufal anuncia ampliação de vagas em Medicina
Aumento ocorrerá a partir de 2025

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) anunciou, nesta terça-feira (14), que vai ampliar o número de vagas nos cursos de Medicina. O aumento será válido para as unidades de Maceió e Arapiraca e entrará em vigor a partir do primeiro semestre de 2025.
De acordo com o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, a universidade atendeu uma chamada do Ministério da Educação pela necessidade de expandir os serviços na área de saúde das universidades e dois hospitais relacionados a ela. Segundo ele, em Maceió o número vai saltar de 100 para 160 e em Arapiraca de 60 para 80 vagas.
Tonholo ressaltou que a ampliação será feita com responsabilidade. “Agora é importante dizer que todo esse estudo de ampliação de vagas é um estudo que tem sido feito já há algum tempo, agora nós estamos atendendo a chamada para atender ao sistema de saúde haja vista a falta de profissionais de saúde em nível geral no Brasil. Mas nós estamos fazendo isso com muita responsabilidade e por isso que as vagas só começam a ser ofertadas a partir de 2025 porque a gente tem que adequar a toda infraestrutura de sala de aula, de laboratório de pesquisa, da parte de anatomia para poder receber esses estudantes”, disse ele em entrevista à TV Gazeta.
A secretária de Ensino Superior do Ministério da Educação, Denise Carvalho, informou na entrevista à TV Gazeta que a pretensão do governo federal é ir além do curso de medicina. “Mas não só no curso médico, no futuro nós também pretendemos aumentar as vagas de outros cursos da área da saúde como a enfermagem, fisioterapia, farmácia, nutrição e assim por diante. Toda área da saúde deve ser ampliada no sistema federal de educação superior”, comunicou.
Denise Carvalho parabenizou a Ufal e ressaltou a importância da ampliação. “Isso é muito importante para Alagoas, é muito importante para o Brasil e nós precisamos já prospectar o aumento das vagas de residência médica porque através da residência médica que nós formamos os melhores especialistas”, frisou.
Veja também
Últimas notícias

Saiba as prioridades do Congresso na volta do recesso parlamentar

Lula diz que EUA "ajudaram a dar golpe" no Brasil e volta a defender substituição do dólar

Tia de bebê que sofreu tentativa de rapto em shopping de Maceió detalha ocorrido

Mulher é presa após tentar raptar bebê de sete meses em shopping de Maceió

”Governo Lula joga contra o povo e STF governa com caneta na mão”, diz Deputado Fabio Costa

Duas crianças ficam presas dentro de elevador em prédio na Av. Menino Marcelo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
