Educação

Ufal anuncia ampliação de vagas em Medicina

Aumento ocorrerá a partir de 2025

Por 7Segundos 15/11/2023 12h12
Ufal anuncia ampliação de vagas em Medicina
Reitor da Ufal durante entrevista na Rede Antena 7 - Foto: Marcos Sousa / Antena 7

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) anunciou, nesta terça-feira (14), que vai ampliar o número de vagas nos cursos de Medicina. O aumento será válido para as unidades de Maceió e Arapiraca e entrará em vigor a partir do primeiro semestre de 2025.

De acordo com o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, a universidade atendeu uma chamada do Ministério da Educação pela necessidade de expandir os serviços na área de saúde das universidades e dois hospitais relacionados a ela. Segundo ele, em Maceió o número vai saltar de 100 para 160 e em Arapiraca de 60 para 80 vagas.

Tonholo ressaltou que a ampliação será feita com responsabilidade. “Agora é importante dizer que todo esse estudo de ampliação de vagas é um estudo que tem sido feito já há algum tempo, agora nós estamos atendendo a chamada para atender ao sistema de saúde haja vista a falta de profissionais de saúde em nível geral no Brasil. Mas nós estamos fazendo isso com muita responsabilidade e por isso que as vagas só começam a ser ofertadas a partir de 2025 porque a gente tem que adequar a toda infraestrutura de sala de aula, de laboratório de pesquisa, da parte de anatomia para poder receber esses estudantes”, disse ele em entrevista à TV Gazeta.

A secretária de Ensino Superior do Ministério da Educação, Denise Carvalho, informou na entrevista à TV Gazeta que a pretensão do governo federal é ir além do curso de medicina. “Mas não só no curso médico, no futuro nós também pretendemos aumentar as vagas de outros cursos da área da saúde como a enfermagem, fisioterapia, farmácia, nutrição e assim por diante. Toda área da saúde deve ser ampliada no sistema federal de educação superior”, comunicou.

Denise Carvalho parabenizou a Ufal e ressaltou a importância da ampliação. “Isso é muito importante para Alagoas, é muito importante para o Brasil e nós precisamos já prospectar o aumento das vagas de residência médica porque através da residência médica que nós formamos os melhores especialistas”, frisou.