'Não existe tecnologia no momento para poder evitar que desabe', diz coordenador da Defesa Civil de AL
Defesa Civil de Alagoas explica que a mina pode desabar a qualquer momento
A mina de número 18, localizada no bairro do mutange, está em colapso e pode eclodir a qualquer momento. A capital alagoana está em alerta máximo e ainda não se sabe o real impacto ambiental que o desabamento pode causar. O solo na região está afundando cerca de 53 centímetros por dia, sendo uma velocidade classificada como alarmante.
Em entrevista à CNN, o coordenador da Defesa civil alagoana, Coronel Moisés, disse que não existe tecnologia no momento para suavizar ou reverter a situação. Segundo o coordenador, é questão de horas para que a mina chegue a superfície e as ações deveriam ser feitas no passado, não exisitndo mais nada que fazer para impedir o fênomeno.
"O local está isolado, a mina está localizada na região no mutange e o desastre deverá permanecer nessa localização já mapeada. É um raio de 32m, podendo atingir cinco vezes o seu raio, quando atingir a superficíe chegando a 150m, mas a distância para a população está em 2km, temos essa margem de segurança. O dano ambiental já está certo que irá acontecer, mas com todas essas medidas não iremos ter nenhuma vida tragada por essa cratera", explicou o Coronel Moisés.
A Defesa Civil reforça que não se transite na região, bem como pescadores também evitem passar por essa região da lagoa. Além disso, é reforçado o cuidado com as notícias falsas que estão circulando e que a população se informa pelos órgãos e seus respectivos meios de comunicação oficiais.