Alagoas

Zagallo nasceu em Atalaia ou em Maceió?

Por Por Othoniel Pinheiro 12/01/2024 14h02
Zagallo nasceu em Atalaia ou em Maceió?
Jogador Zagallo - Foto: CBF

Sites especializados em futebol, sites famosos como Globo e o da própria CBF anunciam que Mário Jorge Lôbo Zagallo teria nascido em Atalaia, município do Estado de Alagoas, fato que pegou de surpresa a totalidade do mundo esportivo e, que, inclusive, apareceu como uma grande novidade para os próprios habitantes do município de Atalaia, que jamais souberam desse dado de relevância mundial, afinal, estamos falando do único tetracampeão do planeta.

Pessoalmente, me deparei com essa informação em alguns sites há pouco tempo. Como estranhei a notícia, fui investigar como teria surgido essa informação, uma vez que durante toda a minha vida sempre fui informado de que Zagallo teria nascido em Maceió. Não foi preciso ir longe para descobrir de onde teria partido o erro, que me fez perceber o quão perigosa é essa tal de inteligência artificial ou o famoso copiar e colar.

Fazendo um refinanciamento na pesquisa no Google ao digitar os termos Zagallo Atalaia, especialmente procurando publicações de 2014 para trás, não encontrei absolutamente nenhuma, repito, absolutamente nenhuma menção de que Zagallo teria nascido em Atalaia. Então, a conclusão lógica é a de que a “descoberta” teria surgido após 2015 ou 2014.

De fato, menção de que Zagallo teria nascido em Atalaia começa a parecer nos sites após uma matéria de meados de 2016 sobre jogadores alagoanos que fizeram sucesso, onde são citados Zagallo e o jogador Aloísio Chulapa, dando ênfase ao fato desse último ter nascido em Atalaia. É justamente a partir da data dessa publicação que começam a surgir as menções de que Zagallo teria nascido em Atalaia. Alguém teria lido a matéria rapidamente e teria concluído que foi Zagallo quem nasceu em Atalaia, reproduzindo em seguida no sistema copiar e colar para criar outra matéria contendo essa equivocada interpretação.

De fato, a novidade arrastou-se como pólvora pela web após a publicação da matéria em 2016, transformando uma equivocada interpretação numa verdade absoluta dada a quantidade de menções que surgiram após aquele ano, fazendo com que fontes confiáveis acreditassem na informação, incluindo até mesmo sites de pesquisas de árvores genealógicas, que também foram enganados por essa tal da inteligência artificial.

O investigador mais atento deve se perguntar por que em Atalaia jamais houve uma homenagem ao tetracampeão mundial e por que essa notícia não existe antes de 2014. A resposta é bem simples: porque Zagallo, de fato, não nasceu em Atalaia.