Novos juízes do TJ visitam unidades do sistema prisional em Maceió
Magistrados também estiveram na Vara de Execuções Penais; na quinta (22), conhecem o Presídio do Agreste

Os novos juízes substitutos do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) visitaram unidades do sistema prisional, em Maceió, nesta quarta (21). Os magistrados também conheceram o trabalho da Vara de Execuções Penais (VEP), responsável pelos processos envolvendo cumprimento de pena de réus condenados.
Foram visitados os presídios Baldomero Cavalcante e Santa Luzia, além do Núcleo Ressocializador. Na quinta (22), os juízes conhecerão o Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano. A iniciativa faz parte do curso de formação promovido pela Escola da Magistratura de Alagoas (Esmal).
"Você percebe que a realidade não é bem daquela forma que você estudou, ela é mais dura, e isso pode trazer uma sensibilidade maior para o juiz no seu dia a dia", disse o magistrado Flávio Reyes.
Para a juíza Alana Oliveira, ouvir as demandas dos reeducandos é importante para o exercício da profissão. "O nosso trabalho reflete diretamente no sistema prisional, então, ter essa conexão, esse retorno do sistema prisional para o Judiciário, é fundamental", avaliou.
Os magistrados foram acompanhados pelos juízes da VEP, Alexandre Machado e Allysson Amorim. "É importante conhecer a realidade do nosso sistema prisional, para saber os limites, saber o que dá para ser feito e, dentro de uma atuação institucional, até propor melhorias", disse Alexandre Machado, que explicou como é feita a distribuição dos reeducandos nas unidades prisionais.
"A gente faz a distribuição entre faccionados e não-faccionados, até as pessoas que são condicionadas por fins sexuais, por violência doméstica, e a partir do momento que os juízes passam a ter conhecimento dessa realidade, fica mais fácil também decidirem em suas comarcas", explicou o magistrado.
Últimas notícias

“Mais do que internação compulsória, precisamos de qualificação e empregos à população em situação de rua”, diz Leonardo Dias

Secretaria de Cultura divulga resultado do edital para pareceristas da Aldir Blanc

Carlos Alberto, comandante do 10º Batalhão de Palmeira fala sobre a morte de adolescente em perseguição policial

Polícia Científica lança campanha contra o assédio moral e sexual entre servidores

Tia Júlia participa de reuniões na AMA e recebe apoio do senador Renan Calheiros para Palmeira

Tia Júlia participa do lançamento da cartilha orientativa para contratação de artistas na AMA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
