Política

ALE aprova projeto de Cibele Moura que cria Política de Formação e Capacitação para mulheres

O PL foi aprovado na sessão desta quarta-feira (6), na Casa de Tavares Bastos.

Por 7Segundos com Assessoria 06/03/2024 18h06
ALE aprova projeto de Cibele Moura que cria Política de Formação e Capacitação para mulheres

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei, de autoria da deputada Cibele Moura, que estabelece as diretrizes para a Política Estadual de Formação e Capacitação Continuada de Mulheres para o Mercado de Trabalho em Alagoas.

O PL foi aprovado na sessão desta quarta-feira (6), na Casa de Tavares Bastos.

A proposta prevê a formação técnica das mulheres em todas as áreas profissionais e a viabilização do acesso dessas mulheres ao mercado de trabalho, por meio de cursos, projetos e programas, que priorizem as chefes de família ou as vítimas de violência doméstica ou familiar.

Para Cibele Moura, a capacitação das mulheres mais vulneráveis para o mercado de trabalho é um processo fundamental para a promoção da igualdade de gênero, o desenvolvimento social e econômico e o enfrentamento às múltiplas formas de discriminação, como desigualdade salarial e segregação ocupacional.

“Por meio da capacitação para o mercado de trabalho, as mulheres mais vulneráveis podem adquirir habilidades e conhecimentos que as tornem mais aptas a competir por empregos de qualidade. Isso inclui tanto a formação técnica e profissional, quanto à capacitação e habilidades socioemocionais, como a comunicação, a liderança e a resolução de problemas”, destaca trecho da justificativa da proposta.

“Quando as mulheres são capazes de encontrar empregos decentes e bem remunerados, elas podem sair da pobreza e garantir uma vida mais digna para si e suas famílias. Além disso, a capacitação dessas mulheres tem um impacto positivo na sociedade como um todo. Quando estão empregadas e financeiramente estáveis, elas têm mais poder de decisão sobre suas vidas e podem contribuir para o desenvolvimento de suas comunidades. Podem se tornar também modelos para outras mulheres e meninas, mostrando que é possível superar as barreiras e alcançar sucesso”, concluiu Cibele Moura.