Deputado Rafael Brito comemora aprovação do Novo Ensino Médio

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem (20) o projeto de lei que redefine a Política Nacional do Ensino Médio, aumentando a porcentagem de carga horária obrigatória para componentes obrigatórios.
Além da carga horária, que passa a ser 2.400 horas de formação geral básica para curso regular, o PL 5230/23 define outras 600 horas para os itinerários formativos e 1.800 horas de formação geral básica para curso técnico e outras 1.200 específicas para curso técnico. O substitutivo aprovado mantém como opcional a oferta da língua espanhola.
Para o deputado e presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, Rafael Brito (MDB/ AL), o novo texto é uma grande conquista para toda a sociedade, especialmente para 8 milhões de estudantes em todo o Brasil
“O novo ensino médio é uma vitória muito importante que atende os anseios de professores e alunos dos quatro cantos do nosso país. Tive a grata satisfação de acompanhar o andamento do debate, que é fruto de um acordo, que defende as 2.400 horas de formação geral básica, defende o ensino profissionalizante e tecnológico e que incentiva os estados a melhorarem seus itinerários informativos. Entregamos para a sociedade um texto que tem toda a condição de levar o ensino médio do nosso país para um futuro que a gente espera”, afirma o deputado.
O projeto aprovado é uma alternativa à reforma do ensino médio estabelecida em 2017, pelo então ministro da educação, deputado Mendonça Filho (União-PE) e relator do PL, que previa 1,8 mil horas para a formação básica, com 1,2 mil para os itinerários formativos. O projeto segue para aprovação no Senado.
Últimas notícias

Carro colide com poste ao tentar evitar acidente em avenida de Arapiraca

Mais de 1.200 estudantes participam do primeiro dia do aulão Pré-SAEB Educar é Massa

PM prende suspeito em Penedo que transportava drogas em veículo

Lula se reúne com Mauro Vieira em meio à crise com brasileiros deportados em voo dos EUA

Caminhão com móveis tomba na BR-101, em Flexeiras; carga é saqueada

Destino Alagoas: fluxo de passageiros internacionais cresce cerca de 70% no primeiro semestre de 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
