Deputada Cibele Moura apresenta pacote de projetos voltados à proteção das mulheres vítimas de violência
A parlamenentar também apresentou quatro indicações ao Governo do Estado, visando o combate ao bullying e ao cyberbullying
Fechando o mês da mulher, a deputada Cibele Moura (MDB) protocolou, na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), uma série de sete projetos de lei voltados à proteção feminina. Ela também apresentou quatro indicações ao Governo do Estado, visando o combate ao bullying e ao cyberbullying nas escolas da rede pública estadual.
No mês passado, a parlamentar que tem uma forte atuação em prol dos direitos e da proteção às mulheres, teve aprovado na Casa um projeto de lei que prioriza a tramitação, em qualquer órgão da administração pública estadual, de procedimentos e processos administrativos nos quais figure como parte ou interessada, vítima de violência doméstica e familiar.
Pela ordem, os Projetos de Lei Ordinária (PLO) aprovados agora no final de março, são os seguintes: o de número 803/2024 estabelece as diretrizes para a Política Estadual de Atendimento Imediato, de Urgência e de Emergência às mulheres em situação de violência; e o PLO 804 cria o programa de incentivo à técnica de defesa social para mulheres, destinado à prevenção da violência.
Já o PLO 805 estabelece prioridade de atendimento psicoterápico e cirurgia plástica reparadora para mulheres vítimas de violência e o 806 autoriza o Poder Executivo a criar um programa de locação social voltado às mulheres vítimas de violência.
Entre eles está também o PLO 807/2024, que autoriza o governo a estabelecer multas contra os agressores cujos atos resultem na utilização de serviços públicos de emergência, a exemplo do Samu, do Instituto Médico Legal para exame de corpo de delito e da Polícia Militar.
Por fim, o PLO 808 cria o Selo Tolerância Zero Com Assédio, a ser concedido a estabelecimentos comerciais que implantem medidas de proteção às mulheres em situação de risco e violência sexual; e o PLO 809 estabelece diretrizes para criação, implantação e funcionamento de Centros de Conscientização para homens autores de violência doméstica e familiar.
Combate ao Bullying
Paralelamente, Cibele Moura também protocolou Indicações ao Governo do Estado e à Secretaria de Educação voltadas ao combate ao bullying e ao cyberbullying nas escolas.
Em uma delas, a deputada solicita que o Estado empreenda esforços para assegurar a presença de profissionais de saúde mental nas instituições de ensino estaduais, proporcionando apoio psicológico às vítimas e aos responsáveis pelo bullying e cyberbullying.
Na segunda, pede para que seja criado um programa de formação contínua para professores e funcionários escolares para reconhecerem e abordarem casos deste tipo.
As outras indicam a criação de um sistema de denúncia anônima contra bullying e cyberbullying e de um programa de apoio específico para as vítimas de bullying e cyberbullying e, por fim quinta Indicação é para que sejam criados protocolos e diretrizes visando à prevenção de casos de bullying.
Últimas notícias
Líder de facção é condenado a mais de 50 anos de prisão por homicídios e tentativa de assassinato em Arapiraca
Alfredo Gaspar é indicado como titular da CPMI que vai investigar fraudes no INSS
Câmara retoma sessões e vereadores vão priorizar aprovação de projetos, PPA e Lei Orçamentária
Brisa do Lago recebe serviços do Viver Melhor na Comunidade nesta sexta-feira (22) em Arapiraca
No Dia do Ciclista, Arapiraca celebra avanços na mobilidade urbana
Polícia Científica participa de projeto sobre profissões para inspirar alunos em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação
12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira
Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha
Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
