Deputada Cibele Moura apresenta pacote de projetos voltados à proteção das mulheres vítimas de violência
A parlamenentar também apresentou quatro indicações ao Governo do Estado, visando o combate ao bullying e ao cyberbullying
Fechando o mês da mulher, a deputada Cibele Moura (MDB) protocolou, na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), uma série de sete projetos de lei voltados à proteção feminina. Ela também apresentou quatro indicações ao Governo do Estado, visando o combate ao bullying e ao cyberbullying nas escolas da rede pública estadual.
No mês passado, a parlamentar que tem uma forte atuação em prol dos direitos e da proteção às mulheres, teve aprovado na Casa um projeto de lei que prioriza a tramitação, em qualquer órgão da administração pública estadual, de procedimentos e processos administrativos nos quais figure como parte ou interessada, vítima de violência doméstica e familiar.
Pela ordem, os Projetos de Lei Ordinária (PLO) aprovados agora no final de março, são os seguintes: o de número 803/2024 estabelece as diretrizes para a Política Estadual de Atendimento Imediato, de Urgência e de Emergência às mulheres em situação de violência; e o PLO 804 cria o programa de incentivo à técnica de defesa social para mulheres, destinado à prevenção da violência.
Já o PLO 805 estabelece prioridade de atendimento psicoterápico e cirurgia plástica reparadora para mulheres vítimas de violência e o 806 autoriza o Poder Executivo a criar um programa de locação social voltado às mulheres vítimas de violência.
Entre eles está também o PLO 807/2024, que autoriza o governo a estabelecer multas contra os agressores cujos atos resultem na utilização de serviços públicos de emergência, a exemplo do Samu, do Instituto Médico Legal para exame de corpo de delito e da Polícia Militar.
Por fim, o PLO 808 cria o Selo Tolerância Zero Com Assédio, a ser concedido a estabelecimentos comerciais que implantem medidas de proteção às mulheres em situação de risco e violência sexual; e o PLO 809 estabelece diretrizes para criação, implantação e funcionamento de Centros de Conscientização para homens autores de violência doméstica e familiar.
Combate ao Bullying
Paralelamente, Cibele Moura também protocolou Indicações ao Governo do Estado e à Secretaria de Educação voltadas ao combate ao bullying e ao cyberbullying nas escolas.
Em uma delas, a deputada solicita que o Estado empreenda esforços para assegurar a presença de profissionais de saúde mental nas instituições de ensino estaduais, proporcionando apoio psicológico às vítimas e aos responsáveis pelo bullying e cyberbullying.
Na segunda, pede para que seja criado um programa de formação contínua para professores e funcionários escolares para reconhecerem e abordarem casos deste tipo.
As outras indicam a criação de um sistema de denúncia anônima contra bullying e cyberbullying e de um programa de apoio específico para as vítimas de bullying e cyberbullying e, por fim quinta Indicação é para que sejam criados protocolos e diretrizes visando à prevenção de casos de bullying.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
