Quase quatro mil imóveis são visitados na primeira semana da campanha Maceió Unida Contra a Dengue
Ações de combate ao Aedes aegypti foram intensificadas em diversos pontos da capital alagoana

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está empenhada no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.
As ações de combate ao vetor foram intensificadas ao longo desta semana e as equipes de agentes de endemias atuaram nos bairros Cruz das Almas, Benedito Bentes, Cidade Universitária, Guaxuma e Antares.
A abordagem tem sido multifacetada, envolvendo inspeções domiciliares, orientação aos moradores sobre o descarte adequado de criadouros e tratamento de locais onde os criadouros persistem.
De 1º até o dia 4 de abril, 3.635 imóveis foram visitados, um esforço significativo, apesar dos desafios encontrados.
Cerca de 36,6% dos imóveis estavam fechados, representando uma barreira para a eficácia total da campanha. Esse alto índice pode ser atribuído à ausência dos moradores ou à desocupação das residências, indicando uma necessidade de abordagens alternativas para alcançar esses locais.
A gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, Carmem Samico, reforçou a importância da participação da população no combate ao vetor.
“Embora haja uma parcela da comunidade que se mostra solícita e colaborativa, há também resistência e falta de cooperação por parte de alguns. Os canais de comunicação, como o número de denúncia 3312-5495 e WhatsApp 82 98242-8489, têm sido vitais para permitir que os cidadãos relatem situações de risco, como terrenos baldios, piscinas abandonadas e acúmulo inadequado de lixo”, enfatizou a gerente.
Demais ações
As equipes da Saúde e de outras secretarias municipais também estão mobilizadas em ações, pontos comerciais, prédios públicos, ferros-velhos, galpões de reciclagem e borracharias com ações educativas para o recolhimento e descarte adequado de pneus com as equipes da Vigilância Sanitária, Unidade de Vigilância em Zoonoses e Autarquia de Limpeza Urbana (Alurb).
Também estão sendo realizadas palestras educativas e atividades lúdicas com estudantes pela Secretaria Municipal de Educação (Semed); trabalho educativo com servidores da Secretaria de Governo (Segov); notificação de imóveis, com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Defesa Civil de Maceió com uso de Drone para identificação de criadouros em imóveis fechados sem acesso e fiscalização de mercados públicos e ambulantes com a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semapa).
“Apesar dos desafios enfrentados, a campanha demonstra progresso e determinação em mitigar os riscos associados à dengue. No entanto, é crucial que a comunidade se una de maneira ainda mais firme ao trabalho combativo que a Prefeitura de Maceió tem realizado de forma contínua, a conscientização e a participação ativa dos cidadãos”, finalizou Carmem Samico.
Últimas notícias

Suspeito de integrar facção criminosa é preso em Marechal Deodoro durante operação nacional

Audiência pública em Arapiraca debate uso medicinal da Cannabis no SUS

Homem que tentou estuprar menina de 12 anos e mordeu suas partes íntimas é preso em Maceió

Inmet renova alerta de chuvas para cidades da Região Norte de AL

Educação divulga resultado da seleção para alfabetizadores e intérpretes de Libras

Renan Calheiros dá sinais de como pode ser sua parceria com JHC em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
