Fenômeno de branqueamento dos corais é observado em praias de Maceió
Nas imagens, fornecidas pelos pesquisadores no último dia 7, é possível ver com clareza a alteração da cor das estruturas que compõem os corais


O grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que têm feito o monitoramento do branqueamento dos corais em águas alagoanas, registrou o fenômeno nas praias de Jatiúca e Ponta Verde, no último domingo (7). O evento pode trazer consequências graves para todo o ecossistema recifal e para o ser humano.
Nas imagens, fornecidas pelos pesquisadores que estão sendo coordenados pelos professores Dr. Robson Santos e Ricardo J.Miranda, da UFAL, é possível ver com clareza a alteração da cor dos corais. As estruturas tornaram-se esbranquiçadas, o que preocupa os pesquisadores, uma vez que o branqueamento dos corais é um dos principais fatores responsáveis pelo declínio dos recifes em todo mundo.
O projeto vem monitorando a saúde das comunidades marinhas e as condições oceanográficas de Alagoas desde o ano passado, e agora confirma a elevação da temperatura da água do mar que já atingiu 34°C em Março de 2024. Isso causou o branqueamento em cerca de 90% dos corais observados, onde todas as espécies mostraram algum sinal do fenômeno, como o coral-de-fogo (Millepora alcicornis) umas das espécies mais vulneráveis.

O fenômeno de branqueamento dos corais ocorre quando as altas temperaturas da água faz com que o animal expulse da sua pele as pequenas algas coloridas (chamadas zooxantelas) que vivem ali associadas, e seu tecido agora transparente, mostra a cor branca do seu esqueleto, daí o nome “branqueamento”.
O projeto é coordenado pelos professores Dr. Robson Santos e Ricardo J. Miranda da UFAL e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e CNPq e conta com a parceria do prof. Dr. Claudio Sampaio do Laboratório de Ictiologia e Conservação (LIC) e a profa. Dra. Taciana Kramer do Laboratório de Ecologia Bentônica (LEB). A iniciativa contribui para uma ação de monitoramento nacional do branqueamento liderado pelo Projeto Coral Vivo e apoiado pelo Ministério de Meio Ambiente do governo federal.
Últimas notícias

Maceió tem desempenho abaixo da média entre as capitais do Nordeste em ranking nacional de qualidade da educação

Arapiraca se destaca entre os municípios nordestinos com melhor qualidade na educação em 2025

Alfredo Gaspar vai pedir prisão preventiva de Milton Cavalo e denuncia organização criminosa dentro do Sindnapi

Homem é assassinado durante inauguração de praça no Village Campestre em Maceió

Fazendeiro acusado de mandar matar empresário é condenado pela terceira vez e foge da Justiça

Abrasel nega interdições por metanol em Maceió e SMS retifica informação inicial
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
