Fenômeno de branqueamento dos corais é observado em praias de Maceió
Nas imagens, fornecidas pelos pesquisadores no último dia 7, é possível ver com clareza a alteração da cor das estruturas que compõem os corais
 
                            
O grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que têm feito o monitoramento do branqueamento dos corais em águas alagoanas, registrou o fenômeno nas praias de Jatiúca e Ponta Verde, no último domingo (7). O evento pode trazer consequências graves para todo o ecossistema recifal e para o ser humano.
Nas imagens, fornecidas pelos pesquisadores que estão sendo coordenados pelos professores Dr. Robson Santos e Ricardo J.Miranda, da UFAL, é possível ver com clareza a alteração da cor dos corais. As estruturas tornaram-se esbranquiçadas, o que preocupa os pesquisadores, uma vez que o branqueamento dos corais é um dos principais fatores responsáveis pelo declínio dos recifes em todo mundo.
O projeto vem monitorando a saúde das comunidades marinhas e as condições oceanográficas de Alagoas desde o ano passado, e agora confirma a elevação da temperatura da água do mar que já atingiu 34°C em Março de 2024. Isso causou o branqueamento em cerca de 90% dos corais observados, onde todas as espécies mostraram algum sinal do fenômeno, como o coral-de-fogo (Millepora alcicornis) umas das espécies mais vulneráveis.

O fenômeno de branqueamento dos corais ocorre quando as altas temperaturas da água faz com que o animal expulse da sua pele as pequenas algas coloridas (chamadas zooxantelas) que vivem ali associadas, e seu tecido agora transparente, mostra a cor branca do seu esqueleto, daí o nome “branqueamento”.
O projeto é coordenado pelos professores Dr. Robson Santos e Ricardo J. Miranda da UFAL e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e CNPq e conta com a parceria do prof. Dr. Claudio Sampaio do Laboratório de Ictiologia e Conservação (LIC) e a profa. Dra. Taciana Kramer do Laboratório de Ecologia Bentônica (LEB). A iniciativa contribui para uma ação de monitoramento nacional do branqueamento liderado pelo Projeto Coral Vivo e apoiado pelo Ministério de Meio Ambiente do governo federal.
Últimas notícias
 
            CV planejou comprar drone com câmera térmica para vigiar a polícia à noite, diz investigação
 
            Receita paga nesta sexta lote da malha fina do Imposto de Renda
 
            Homem arromba casa da ex, pega faca na cozinha e a ameaça em Arapiraca
![[Vídeo] Maconha e cocaína são apreendidas em armazém de transportada paulista em Maceió](https://img.7segundos.com.br/RUMY-0n-FJt8kySCXBC9ZUVPkNw=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-10-31-at-081727.jpeg) 
            [Vídeo] Maconha e cocaína são apreendidas em armazém de transportada paulista em Maceió
 
            Câmara de Maceió sedia Prêmio Mulheres Guerreiras de Alagoas nesta sexta-feira
 
            Mãe e padrasto são presos acusados de estuprar menina de dez anos no município do Pilar
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		
 
                                             
                                            