Mundo

Exército do Irã diz que operação foi 'concluída' e alerta EUA e Israel contra retaliação

Sardar Bagheri enfatizou que as forças armadas iranianas permanecem em alerta máximo

Por CNN Brasil 14/04/2024 09h09
Exército do Irã diz que operação foi 'concluída' e alerta EUA e Israel contra retaliação
Fumaça após um ataque israelense, na vila de Tayr Harfa, no sul do Líbano - Foto: Kawnat Haju / AFP

Sardar Bagheri, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, disse que o país enviou uma mensagem aos Estados Unidos através da embaixada suíça alertando Washington que se cooperar com Israel em suas possíveis próximas ações, as bases americanas “não terão qualquer segurança” e o Irã irá “lidar” com elas.

Bagheri disse que da perspectiva do Irã, a operação militar contra Israel “foi concluída”.

No entanto, ele enfatizou que as forças armadas iranianas permanecem em alerta máximo e estão preparadas para “agir se necessário”, de acordo com uma entrevista à TV estatal IRINN neste domingo (14).

“Se o regime sionista responder, a nossa próxima operação será muito maior”, disse Bagheri. O regime sionista é uma referência iraniana a Israel.

“As ações de Israel no consulado foram condenadas, portanto uma resposta deveria ter sido dada”, acrescentou Bagheri.

As autoridades iranianas deixaram claro que os ataques deste fim de semana foram uma retaliação ao ataque de 1º de abril por Israel, que destruiu o prédio do consulado iraniano na capital, Damasco.

Israel não assumiu a responsabilidade pelo ataque que, segundo o Irã, matou vários funcionários, incluindo Mohammed Reza Zahedi, um importante comandante da Guarda Revolucionária.

No entanto, um porta-voz das Forças de Defesa de Israel disse à CNN que a sua inteligência mostrou que o edifício não era um consulado, mas sim “um edifício militar das forças Quds disfarçado de edifício civil”.