Prefeitura de Maceió amplia vacinação contra Influenza para público geral
A partir desta quinta-feira (02), maceioenses a partir de 6 meses podem receber o imunizante
A partir desta quinta-feira (02), a Prefeitura de Maceió amplia a vacinação contra Influenza para a população geral. Dessa forma, todas as pessoas a partir de seis meses, que ainda não foram vacinadas contra a Influenza, podem receber o imunizante. A ampliação ocorre por conta do benefício que a vacinação pode proporcionar para a população não contemplada nos grupos prioritários já estabelecidos pelo Ministério da Saúde, além de contribuir na redução de atendimentos ambulatoriais e internações.
Para receber o imunizante, a população deve apresentar, além do cartão de vacinação, o CPF.
“A ampliação da vacinação contra a Influenza dá a oportunidade de todos os maceioenses garantirem a imunização contra a gripe. Infelizmente, a procura entre o público-alvo foi muito baixa. Mas, estamos ampliando a vacinação para que todas as pessoas procurem uma unidade de saúde e venham realizar essa vacinação. Porém, é preciso lembrar que o público-alvo da campanha deve continuar atento, pois são os mais suscetíveis a desenvolver as complicações decorrentes da doença.", destaca a coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.
A meta definida pelo Ministério da Saúde é imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários contra a Influenza. Essa vacinação de 2024 é trivalente e sua formulação é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B e é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus.
Entre os grupos prioritários da campanha estão idosos, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, professores, trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários e população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação.
Contraindicações
As únicas contraindicações para a aplicação das vacinas são para pessoas que apresentaram reação severa (anafilática), ao tomar a vacina em campanhas anteriores.
Em algumas situações é recomendado o adiamento da vacinação até a melhora do quadro de doenças febris agudas, moderadas ou graves e casos confirmados de Covid-19.
Locais de vacinação
As vacinas estão sendo administradas de segunda a sexta-feira em todas as salas de imunização das Unidades de Saúde de Maceió, além dos pontos fixos de vacinação como o Maceió Shopping (segunda a sábado - 9h às 21h), Pátio Shopping (de segunda a sábado, das 13h às 21h / domingo, 12h às 19h), no Centro de Atendimento ao Turista (CAT Praia) - todos os dias - 14h às 21h e Saúde da Gente (segunda a sábado - 8h às 20h).
Cadastro de idosos acamados
Para cadastro de vacinação de idosos acamados, os responsáveis podem entrar em contato para que a equipe faça a vacinação na residência.
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
Telefone: (82) 3312-5589;
E-mail: [email protected]
Veja também
Últimas notícias
Suspeito invade residência e furta celular em Penedo
Homem é preso suspeito de invadir casa e matar mulher na frente dos filhos em Traipu
Justiça Federal mantém prisão de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master
Artistas igacienses ganham destaque nacional após aparição com Carlinhos Maia
Acesso ao Aldebaran pela Avenida Menino Marcelo é interditado para troca de postes
Casal mantém atendimento digital durante o feriado da Consciência Negra
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
