Gestante com pré-eclâmpsia tem vida salva pelo Samu, em Alagoas
Mulher de 28 anos foi levada para a Maternidade Escola Santa Mônica, especializada em assistência de alto risco
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas salvou, nesta sexta-feira (09), a vida de uma gestante de 28 anos, que apresentou complicações clínicas, ao desenvolver um problema denominado de pré-eclâmpsia. Para isso, uma equipe de socorristas do órgão, transportou a futura mamãe do município de Coruripe até Maceió, para interná-la na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), especializada na assistência a mulheres que apresentam gestação de alto risco.

Graças à agilidade e eficiência do Samu Alagoas, a vida da jovem gestante foi salva e, conforme o boletim médico da maternidade, seu estado de saúde é estável e ela passa bem. Fizeram parte da equipe de transferência o médico Jack Emerson, a enfermeira Rayane Wanderley e o condutor socorrista Severino Firmino.
De acordo com o médico socorrista Jack Emerson, a paciente apresentou pré-eclâmpsia, que é uma das intercorrências obstétricas que requer uma atenção especial dos profissionais de saúde. “O caso foi de urgência hipertensiva, com potencial de possível lesão de órgãos, como cérebro, rins, fígado e outros órgãos. Por isso, a necessidade da transferência imediata para a Maternidade [Escola] Santa Mônica”, ressaltou.
A coordenadora geral da Central Maceió do Samu Alagoas, enfermeira Beatriz Santana, salientou que o socorro prestado à gestante de Coruripe é a prova da eficiência do serviço pré-hospitalar móvel. “É motivo de orgulho e satisfação constatar que realizamos mais um atendimento com sucesso, graças ao empenho de toda nossa equipe. Nossos profissionais estão aptos para realizar qualquer atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar, inclusive relacionado a situações obstétricas complexas, como foi o caso”, destacou.
Serviços do Samu
O Samu atende a todos os tipos de urgência e emergência em qualquer que lugar. O atendimento chega a todos que precisam, seja em grotas, no Litoral ou no Sertão do Estado. Para isso, o serviço conta com motolâncias, que chegam mais rápido no local da ocorrência, ou com as equipes das ambulâncias, além do Serviço Aeromédico, que conta com helicópteros e um avião.
Veja também
Últimas notícias
Homem fica gravemente ferido após acidente envolvendo cavalo na Cidade Universitária
Cumprimento de mandados pela PM resulta em quatro prisões de investigados pela Justiça
Estado convoca aprovados no concurso da saúde para exames admissionais
Procon Alagoas promove último feirão do ano no Shopping Pátio Maceió
Rua Humberto Mendes é interditada para obra do Renasce Salgadinho
Ifal Maragogi celebra 15 anos de aniversário no Litoral Norte
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
