Gestante com pré-eclâmpsia tem vida salva pelo Samu, em Alagoas
Mulher de 28 anos foi levada para a Maternidade Escola Santa Mônica, especializada em assistência de alto risco
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas salvou, nesta sexta-feira (09), a vida de uma gestante de 28 anos, que apresentou complicações clínicas, ao desenvolver um problema denominado de pré-eclâmpsia. Para isso, uma equipe de socorristas do órgão, transportou a futura mamãe do município de Coruripe até Maceió, para interná-la na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), especializada na assistência a mulheres que apresentam gestação de alto risco.

Graças à agilidade e eficiência do Samu Alagoas, a vida da jovem gestante foi salva e, conforme o boletim médico da maternidade, seu estado de saúde é estável e ela passa bem. Fizeram parte da equipe de transferência o médico Jack Emerson, a enfermeira Rayane Wanderley e o condutor socorrista Severino Firmino.
De acordo com o médico socorrista Jack Emerson, a paciente apresentou pré-eclâmpsia, que é uma das intercorrências obstétricas que requer uma atenção especial dos profissionais de saúde. “O caso foi de urgência hipertensiva, com potencial de possível lesão de órgãos, como cérebro, rins, fígado e outros órgãos. Por isso, a necessidade da transferência imediata para a Maternidade [Escola] Santa Mônica”, ressaltou.
A coordenadora geral da Central Maceió do Samu Alagoas, enfermeira Beatriz Santana, salientou que o socorro prestado à gestante de Coruripe é a prova da eficiência do serviço pré-hospitalar móvel. “É motivo de orgulho e satisfação constatar que realizamos mais um atendimento com sucesso, graças ao empenho de toda nossa equipe. Nossos profissionais estão aptos para realizar qualquer atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar, inclusive relacionado a situações obstétricas complexas, como foi o caso”, destacou.
Serviços do Samu
O Samu atende a todos os tipos de urgência e emergência em qualquer que lugar. O atendimento chega a todos que precisam, seja em grotas, no Litoral ou no Sertão do Estado. Para isso, o serviço conta com motolâncias, que chegam mais rápido no local da ocorrência, ou com as equipes das ambulâncias, além do Serviço Aeromédico, que conta com helicópteros e um avião.
Veja também
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
