Saúde

Em quatro meses, Alagoas registra 143 casos e sete mortes por Influenza

Campanha de vacinação contra a doença vai até o dia 31 de maio

Por Giulianna Albuquerque* 14/05/2024 14h02 - Atualizado em 14/05/2024 16h04
Em quatro meses, Alagoas registra 143 casos e sete mortes por Influenza
Vacinação contra a Influenza - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

Alagoas registrou, de janeiro a abril deste ano, 143 casos confirmados e sete óbitos causados por Influenza. Com a alta circulação do vírus da gripe neste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça o alerta para a vacinação, disponível para todas as pessoas maiores de seis meses de idade até o dia 31 de maio.

De acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação e do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SINAN/SIM/MS), no período de janeiro a abril do ano passado foram computados 41 casos e quatro óbitos; no mesmo período deste ano já são 143 casos e sete mortes. Em todo o ano passado foram confirmados 79 casos da doença e 15 óbitos.

“Os números confirmados de casos e óbitos por Influenza mostram uma curva de crescimento e precisamos freá-la. Para isso, é necessário que a população preconizada pelo Ministério da Saúde se vacine, porque o imunizante é a forma mais eficaz de se proteger contra a doença e, no caso de contrair o vírus, a pessoa não irá apresentar a forma grave, que pode levar à hospitalização e ao óbito”, frisou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.

Vacinação

Para se vacinar, é necessário comparecer aos postos de vacinação em qualquer um dos 102 municípios alagoanos e levar a Caderneta de Vacinação para registrar a dose aplicada.

No caso das crianças que serão imunizadas pela primeira vez, são preconizadas duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

*Com informações da Sesau.