Polícia

Polícia apreende 700 dedos de silicone para fraudar CNH em autoescola

O caso aconteceu na quarta-feira (22) durante fiscalização conjunta do Detran-SP

Por Uol Notícias 24/05/2024 18h06
Polícia apreende 700 dedos de silicone para fraudar CNH em autoescola
Dedos falsos foram apreendidos em CFC - Foto: Divulgação/Polícia Civil de São Paulo

Setecentos dedos falsos, feitos de silicone, foram apreendidos em um CFC (Centro de Formação de Condutores), em Taboão da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo.

O caso aconteceu na última quarta-feira (22) durante fiscalização conjunta do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e da Polícia Civil após recebimento de denúncia enviada à Ouvidoria do órgão de trânsito.

Segundo o boletim de ocorrência, quatro aulas práticas foram iniciadas no sistema desse CFC sem que aluno e instrutor retornassem para o encerramento, o que pode indicar fraude. Computadores, leitores biométricos e cartões de memória também foram apreendidos. 

Seis pessoas, entre responsáveis pelo CFC e testemunhas foram levadas à delegacia para prestar esclarecimentos.

Os moldes de silicone são utilizados para burlar o sistema de controle biométrico no processo de emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Em casos como esse, o cidadão não comparece à autoescola para a realização de aulas e dos exames práticos e teóricos obrigatórios, mas tem sua presença confirmada de forma ilegal, por meio dos dedos falsos, que carregam impressões digitais.