Plano de Mobilidade de Dantas gera discussão na Câmara de Maceió
Vereadores divergiram sobre intenções do governador ao anunciar um plano de mobilidade para a capital
A Câmara de Vereadores de Maceió foi tomada por uma discussão acerca do Plano de Mobilidade anunciado no início da semana passada pelo governador Paulo Dantas (MDB). Os edis divergiram sobre a real intenção do governador em adentrar em um tema de responsabilidade municipal.
Na sessão da última quinta-feira (13), os vereadores discutiram o anúncio feito por Dantas, que na ocasião, disse ter sobrevoado a cidade de Maceió a fim de mapear as áreas mais críticas do trânsito da cidade. O governador disse também que em breve será apresentado o Plano de Mobilidade.
O vereador Leonardo Dias (PL) foi à tribuna da Casa de Mário Guimarães revelar sua surpresa ao descobrir que o governador iria anunciar melhorias na mobilidade de Maceió. De acordo com o vereador, Dantas não cuida de suas responsabilidades - saúde, segurança - e consequentemente não vai dar conta da mobilidade da capital.
Dias disse que o discurso do governador é puramente político e saiu em defesa do prefeito de Maceió lembrando que o executivo investiu R$65 milhões na área.
O líder do governo na Casa, Chico Filho (PL), fez coro a Dias e defendeu a atuação de JHC. O vereador criticou também a forma como o governador Paulo Dantas anunciou a elaboração do plano de mobilidade para a capital. “Precisamos de medidas efetivas e não de discurso”, disse.
Os vereadores Doutor Valmir e Teca Nelma, ambos do PT, defenderam a entrada de Dantas na seara de JHC, alegando que a cidade enfrenta um grave problema de mobilidade. Os petistas lembraram ainda que a entrada do governador na discussão se deve à confecção do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), que engloba toda a Região Metropolitana de Maceió.
Valmir defendeu a união dos poderes a fim de melhorar a cidade, e cobrou ainda que o governo federal chegue junto com verbas destinadas à área. Teca lembrou que Maceió perdeu o prazo de entregar o Plano de Mobilidade Urbana, estando incapacitada de receber verbas federais para o tema em questão.
Vale lembrar que o governo do estado, durante a gestão de Renan Filho (MDB), promoveu a duplicação de parte da rodovia AL-101 Norte, além de construir o viaduto da PRF e o Eixo Quartel visando desafogar o trânsito da capital.
Em entrevista ao 7Segundos, o governador Paulo Dantas afirmou que o Plano de Mobilidade da Região Metropolitana está em sua fase final e será apresentado em breve.