Saiba o que fazer quando for mordido por um cão desconhecido
Primeiras medidas devem ser a limpeza do local com água e sabão, em seguida procurar uma unidade de saúde mais próxima
Devido ao grande número de animais que dividem o espaço urbano com as pessoas, é muito comum os riscos de acidentes, como mordidas e arranhões por parte de cães, que podem transmitir doenças graves como a raiva humana. Caso você seja mordido por um cachorro de procedência desconhecida, o que fazer? Que medidas adotar?
O coordenador do Programa Estadual de Controle de Zoonoses da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), médico veterinário Clarício Bugarim, orientou que a primeira atitude ao ser mordido por um animal é lavar o local da mordida com água corrente e sabão. “Mesmo que a ferida não tenha sangrado, essa é uma providência importante, já que remove bactérias e vírus que podem causar doenças graves”, destacou.
Em seguida a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para avaliação médica. Dentro da Rede Estadual de Saúde de Alagoas deve-se procurar o Ambulatório 24 horas Noélia Lessa, no bairro Levada; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jacintinho; e a UPA Tabuleiro do Martins, que estão localizados na capital alagoana.
“Durante o atendimento será realizado a análise clínica do caso, onde serão decididas as medidas que serão adotadas conforme o caso, que podem variar com o recebimento de sorologia antirrábica, imunizantes e medicações antibióticas”, esclareceu o coordenador do Programa Estadual de Controle de Zoonoses da Sesau.
Segundo dados do Programa Estadual de Controle de Zoonoses da Sesau, 76,64% dos acidentes que resultam em mordidas, aconteceram em residentes de zona urbana, com a forma de agressão responsável pelo maior número de atendimentos, sendo a mordedura com 87,41%. “Os cães representam a espécie com maior número de acidentes, com 71,36% dos casos. Por isso é essencial que os donos vacinem seus cães anualmente e mantenham seus animais sadios e a sociedade segura”, destacou Clarício Bugarim.
O coordenador do Programa Estadual de Controle de Zoonoses da Sesau lembrou, ainda, que em todos os municípios alagoanos a população deve procurar a unidade de saúde mais próxima para orientação e tratamento. “Em todos os 102 municípios existem unidades preparadas para acolher os casos e realizar as medidas cabíveis”, reforçou.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
