Problema em nave deixa astronautas americanos retidos no espaço
Equipamento, desenvolvido pela Boeing e Nasa, apresentou falhas ao atracar na Estação Espacial Internacional, no começo do mês
Um problema em uma espaçonave vai atrasar o retorno dos astronautas Sunita Williams e Butch Wilmore da Estação Espacial Internacional para a Terra. A programação original era de que eles permaneceriam no local por apenas uma semana após a chegada, em 6 de junho.
A espaçonave Starliner, desenvolvida pela Boeing em parceria com a Nasa (Agência Espacial dos EUA), está apresentando problemas no sistema de propulsão e pequenos vazamentos no sistema de hélio. Os problemas foram observados durante a atracação na Estação Espacial Internacional e estão sendo avaliados pelas equipes da missão para determinar a melhor forma de gerenciá-las antes do retorno dos astronautas à Terra.
Recentemente, a Boeing anunciou que a data de desacoplamento e pouso da Starliner seria alterada para evitar conflitos com caminhadas espaciais planejadas na estação espacial e para permitir que as equipes de missão revisassem os dados do sistema de propulsão da espaçonave.
As caminhadas espaciais estavam inicialmente agendadas para 2 de julho, e uma delas, prevista para segunda-feira (1º), foi cancelada devido a problemas com o traje espacial. A Nasa ainda está avaliando como essa mudança impactará o cronograma das caminhadas espaciais e se causará novos atrasos no retorno dos astronautas.
Segundo o jornal americano USA Today, o gerente do Programa de Tripulação Comercial da Nasa, Steve Stich, afirmou que eles estão seguindo o processo padrão de gerenciamento de missão, permitindo que os dados guiem a tomada de decisões. Devido à duração da missão, será necessária uma revisão interna, similar à realizada antes do retorno da missão Demo-2, da SpaceX, que passou dois meses em órbita.
O USA Today tentou obter comentários da Boeing, que direcionou as perguntas para a Nasa, que não as respondeu. A nova data de retorno dos astronautas ainda não foi definida, mas será após a conclusão das caminhadas espaciais programadas e das avaliações técnicas em andamento.
Veja também
Últimas notícias
Detento condenado por homicídio é encontrado morto no Baldomero Cavalcanti
Samu atende 65 casos de choque elétricos em 2025, e dá dicas de prevenção
Abrasel participa da Feira dos Municípios 2026 com cardápio diversificado
Alagoana disputa vaga no BBB 26 pela Casa de Vidro instalada no Nordeste
Prefeitura de Girau do Ponciano garante melhorias e fortalece a economia local com a tradicional Feira Livre
Prefeitura divulga Calendário Escolar de 2026 nas unidades da rede pública
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
