Problema em nave deixa astronautas americanos retidos no espaço
Equipamento, desenvolvido pela Boeing e Nasa, apresentou falhas ao atracar na Estação Espacial Internacional, no começo do mês
Um problema em uma espaçonave vai atrasar o retorno dos astronautas Sunita Williams e Butch Wilmore da Estação Espacial Internacional para a Terra. A programação original era de que eles permaneceriam no local por apenas uma semana após a chegada, em 6 de junho.
A espaçonave Starliner, desenvolvida pela Boeing em parceria com a Nasa (Agência Espacial dos EUA), está apresentando problemas no sistema de propulsão e pequenos vazamentos no sistema de hélio. Os problemas foram observados durante a atracação na Estação Espacial Internacional e estão sendo avaliados pelas equipes da missão para determinar a melhor forma de gerenciá-las antes do retorno dos astronautas à Terra.
Recentemente, a Boeing anunciou que a data de desacoplamento e pouso da Starliner seria alterada para evitar conflitos com caminhadas espaciais planejadas na estação espacial e para permitir que as equipes de missão revisassem os dados do sistema de propulsão da espaçonave.
As caminhadas espaciais estavam inicialmente agendadas para 2 de julho, e uma delas, prevista para segunda-feira (1º), foi cancelada devido a problemas com o traje espacial. A Nasa ainda está avaliando como essa mudança impactará o cronograma das caminhadas espaciais e se causará novos atrasos no retorno dos astronautas.
Segundo o jornal americano USA Today, o gerente do Programa de Tripulação Comercial da Nasa, Steve Stich, afirmou que eles estão seguindo o processo padrão de gerenciamento de missão, permitindo que os dados guiem a tomada de decisões. Devido à duração da missão, será necessária uma revisão interna, similar à realizada antes do retorno da missão Demo-2, da SpaceX, que passou dois meses em órbita.
O USA Today tentou obter comentários da Boeing, que direcionou as perguntas para a Nasa, que não as respondeu. A nova data de retorno dos astronautas ainda não foi definida, mas será após a conclusão das caminhadas espaciais programadas e das avaliações técnicas em andamento.
Veja também
Últimas notícias
Polícia prende pai que auxiliou filho em assassinato em Matriz de Camaragibe
Vítimas de acidente com ônibus de romeiros são veladas no município de Coité do Nóia
Presidente da Câmara de Maceió ressalta iniciativas do Legislativo como inovadoras e próximas da população
Suspeito de roubar moto é espancado por populares em Rio Largo, levado ao HGE e preso
Operação cumpre 45 mandados contra organização suspeita de tráfico e homícidios em Palmeira
Homem é preso ao mostrar órgão genital para funcionária de lanchonete no interior de AL
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
