Problema em nave deixa astronautas americanos retidos no espaço
Equipamento, desenvolvido pela Boeing e Nasa, apresentou falhas ao atracar na Estação Espacial Internacional, no começo do mês
Um problema em uma espaçonave vai atrasar o retorno dos astronautas Sunita Williams e Butch Wilmore da Estação Espacial Internacional para a Terra. A programação original era de que eles permaneceriam no local por apenas uma semana após a chegada, em 6 de junho.
A espaçonave Starliner, desenvolvida pela Boeing em parceria com a Nasa (Agência Espacial dos EUA), está apresentando problemas no sistema de propulsão e pequenos vazamentos no sistema de hélio. Os problemas foram observados durante a atracação na Estação Espacial Internacional e estão sendo avaliados pelas equipes da missão para determinar a melhor forma de gerenciá-las antes do retorno dos astronautas à Terra.
Recentemente, a Boeing anunciou que a data de desacoplamento e pouso da Starliner seria alterada para evitar conflitos com caminhadas espaciais planejadas na estação espacial e para permitir que as equipes de missão revisassem os dados do sistema de propulsão da espaçonave.
As caminhadas espaciais estavam inicialmente agendadas para 2 de julho, e uma delas, prevista para segunda-feira (1º), foi cancelada devido a problemas com o traje espacial. A Nasa ainda está avaliando como essa mudança impactará o cronograma das caminhadas espaciais e se causará novos atrasos no retorno dos astronautas.
Segundo o jornal americano USA Today, o gerente do Programa de Tripulação Comercial da Nasa, Steve Stich, afirmou que eles estão seguindo o processo padrão de gerenciamento de missão, permitindo que os dados guiem a tomada de decisões. Devido à duração da missão, será necessária uma revisão interna, similar à realizada antes do retorno da missão Demo-2, da SpaceX, que passou dois meses em órbita.
O USA Today tentou obter comentários da Boeing, que direcionou as perguntas para a Nasa, que não as respondeu. A nova data de retorno dos astronautas ainda não foi definida, mas será após a conclusão das caminhadas espaciais programadas e das avaliações técnicas em andamento.
Veja também
Últimas notícias
Cláudio Castro visita policiais feridos durante megaoperação no Rio
Mansão inusitada em torre com relógio em Nova York é finalmente vendida; valor é mantido em segredo
Incêndio na noite do Halloween mata família de cinco pessoas nos EUA
Fórum on-line reúne 110 mil amantes de bonecas hiper-realistas: 20% são casados
Mulher abraça seu bebê prematuro em 'despedida', mas acaba surpreendida pelo desfecho
Radialista Paulinho Guedes se recupera após AVC isquêmico em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
