Conselhos Escolares são eleitos em pleito unificado
Unidades de ensino municipais reforçaram importância da participação da comunidade escolar

As escolas da rede pública municipal de ensino realizaram, na última quinta-feira (18), eleições unificadas para a composição de seus respectivos Conselhos Escolares, para o biênio 2024-2026.
Os servidores efetivos de cada escola e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), pais de estudantes e alunos maiores de 18 anos foram os que puderam se candidatar e votar no pleito. Os conselhos escolares são compostos por 16 integrantes e os colegiados dos CMEIs, por 12 componentes, funcionando como órgãos colegiados e tendo a função de contribuir com a gestão das unidades escolares.
“Caminhando em conjunto com os grêmios estudantis, os conselhos escolares supervisionam a aplicação de verbas nas escolas e CMEIs e têm grande importância deliberativa sobre vários assuntos que impactam na vida da comunidade escolar, ou seja, dos estudantes, pais de alunos e servidores”, explicou Ângela Azevedo, coordenadora técnica Geral de Regionalização e Articulação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Eleições
No CMEI Sônia Maria Souza Cavalcanti, localizado no bairro Cambona, as eleições ocorreram no período da manhã, em formato de assembleia. A diretora escolar, Lindoana Beril, pontuou a importância de uma comunidade escolar engajada para a melhoria contínua da escola.
“Nós tivemos uma participação muito ativa dos pais, funcionários e professores, que compreenderam a importância de eleger representantes comprometidos com a qualidade da educação. A assembleia foi um momento de diálogo e entendimento, onde todos puderam expressar suas opiniões, votar de maneira democrática e constituir um conselho escolar participativo, o que é fundamental”, revelou.
Renata Teixeira, mãe do pequeno José, do Maternal I, foi uma das representantes eleitas para compor o novo conselho escolar da unidade de ensino. “Se queremos melhorias para os nossos filhos, temos que estar dentro da escola reivindicando isso. Por isso, me coloquei à disposição para fazer parte do conselho e felizmente fui eleita. A expectativa é de que, a cada dia, a gente consiga melhorar ainda mais e que tragam o melhor para os nossos filhos, para os servidores e para toda a comunidade”, ressaltou.
Comprometimento
No bairro Farol, na Escola Municipal Higino Belo, Ana Patrícia, mãe dos alunos Giovanni e Gilvani, foi reeleita e continuará prestando o suporte e intermediando a comunicação entre os pais e a unidade educacional. “Eu participo muito e estou sempre ajudando. Compareço em todas as reuniões mensais porque acredito que o Conselho Escolar é fundamental, já que nos ajuda a prestar atenção no que acontece na escola, que é um lugar que nossas crianças frequentam regularmente”, informou.
As eleições na escola aconteceram nos horários matutino e vespertino, também em assembleia, em voto aberto, por escolha unânime da instituição. A diretora escolar, Jesus Leal, contou que o processo eleitoral foi realizado com tranquilidade e os professores e responsáveis são conscientes da importância de decidir os representantes do colegiado.
“Nós fizemos uma reunião explicando o que era um Conselho Escolar, qual o objetivo e importância de ter o conselho em todas as unidades escolares, além de que ele precisa ter voz e trabalhar junto com a comunidade escolar. Tudo que é comprado e tudo que é feito é comunicado ao Conselho Escolar e um conselho forte, ativo e participativo é o que precisamos para manter a escola viva e transparente”, relatou.
Expectativas
A assistente social da Escola Municipal Dr. Orlando Araújo, Ana Luisa Virginio, participante da comissão eleitoral da instituição, frisou que as pessoas eleitas para representar o Conselho Escolar devem participar das discussões de modo coletivo e cumprir com as atribuições e responsabilidades.
“Exercer um bom trabalho para o que for melhor para a unidade, para o ensino e aprendizagem dos alunos, assim como garantir qualidade de trabalho de todos os funcionários, é primordial”, finalizou.
Veja também
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi

Prefeitura de Olho D’Água do Casado tem contas bloqueadas por dívidas antigas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
