Meio ambiente

Praia da Ponta Verde é alvo de despejo irregular de esgoto residencial, em Maceió

Mal cheiro tem afastado turistas e moradores da região; comerciantes locais denunciam situação recorrente

Por Wanessa Santos, com Rede Antena 7 23/07/2024 10h10 - Atualizado em 23/07/2024 10h10
Praia da Ponta Verde é alvo de despejo irregular de esgoto residencial, em Maceió
O mal cheiro e a língua suja que chega até o mar têm afastado turistas e moradores da região - Foto: Marcos Sousa / Rede Antena 7

Um dos principais cartões postais de Maceió, a região do Marco dos Corais na praia de Ponta Verde, está sendo utilizado de maneira irregular como local de despejo de esgoto residencial. A denúncia foi enviada para a equipe de reportagem do Rede Antena 7 nesta terça-feira (23), que foi até o local verificar a situação. O mal cheiro e a língua suja que chega até o mar têm afastado turistas e moradores da região.

A situação, infelizmente, não é uma novidade. Comerciantes que vendem alimentos na orla da praia de Ponta Verde reclamam que o esgoto despejado no local tem prejudicado as vendas, o que termina sendo um enorme problema não só ambiental, como também, para o setor do turismo, tão importante para o estado de Alagoas.

A reportagem do Rede Antena 7 entrou em contato com a BRK, empresa responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Alagoas, que informou que o problema é de responsabilidade da Prefeitura de Maceió, e que todos os seus sistemas de esgoto estão funcionando dentro da normalidade. Confira nota na íntegra:

NOTA

A BRK esclarece que a ocorrência está relacionada a ligações clandestinas no sistema de drenagem de águas pluviais, cuja operação e manutenção é de responsabilidade da Prefeitura de Maceió.

A empresa informa, ainda, que todos os seus sistemas de esgoto estão operando dentro da normalidade.

Também procurada pela equipe de reportagem do grupo 7Segundos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) informou que não tinha conhecimento da situação, e que estão enviando uma equipe para o local, para identificar a origem do problema. Veja abaixo a nota enviada pela Semurb:

NOTA


Equipes da Operação Línguas Sujas, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), junto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), estão em deslocamento para o local a fim de averiguar a denúncia e realizar as ações necessárias para identificar e rastrear a origem do problema.