Testagem rápida de hepatites é realizada em reeducandos do Sistema Prisional de AL
Iniciativa marca mais uma ação da Campanha Julho Amarelo
Em alusão às ações de conscientização e prevenção das hepatites virais, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta terça-feira (23), testagem rápida para diagnóstico de hepatites em reeducandos do Sistema Prisional de Alagoas. A iniciativa, que ocorreu no Presídio Cyridião Durval, no bairro Cidade Universitária, em Maceió, também contou com palestra educativa sobre as medidas de prevenção da doença, além de debates com profissionais de saúde da instituição.
O objetivo é conscientizar sobre a importância de serem implementadas medidas de prevenção e do diagnóstico em tempo oportuno. A coordenadora do Programa Estadual de Controle das Hepatites Virais, Jussiara Reis, explicou que a ação é uma parceria entre a Sesau e a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), visando conscientizar os reeducandos sobre as medidas para preveni-los contra as hepatites virais.
“Nossa ação visa, além de proteger a população privada de liberdade, acelerar o tratamento em casos positivos para hepatites, sempre com foco na conscientização dos reeducandos, mostrando as formas de se proteger contra a doença", frisou.
Jussiara Reis salientou, também, que a testagem rápida diagnostica a doença e ajuda o Estado a ter um panorama detalhado e consistente sobre a saúde das pessoas privadas de liberdade, alcançando melhor monitoramento e tratamento da patologia, o que contribui para aumentar as chances de cura.
“Estamos realizando testagem em massa de todos da unidade, ajudando a fazer um bloqueio de transmissão, caso seja apresentado um caso positivo, além de assegurar que o tratamento seja realizado em tempo oportuno”, disse.
HEPATITES VIRAIS
As hepatites virais compreendem uma inflamação que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Por serem doenças silenciosas, que atingem o órgão em um processo infeccioso, elas muitas vezes evoluem para doenças mais graves, como câncer hepático ou cirrose, sem que o paciente tenha um diagnóstico prévio.
O diagnóstico e tratamento é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) gerenciadas pelas 102 Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) de Alagoas.
Últimas notícias
CESMAC do Sertão consolida protagonismo regional com curso de Enfermagem pioneiro no interior de Alagoas
Guarda-vidas salvam criança arrastada por corrente de retorno em Jacarecica
Comunidade Xukuru-Kariri participa de ação de proximidade da Segurança Pública
[Vídeo] Câmeras registram tombamento de caminhão de lixo na Ponta Verde
Polícia Militar apreende 5kg de drogas e descobre plantação de maconha em Maceió
Seplag e Polícia Científica divulgam diretrizes para posse de aprovados em concurso público
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
