Testagem rápida de hepatites é realizada em reeducandos do Sistema Prisional de AL
Iniciativa marca mais uma ação da Campanha Julho Amarelo

Em alusão às ações de conscientização e prevenção das hepatites virais, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta terça-feira (23), testagem rápida para diagnóstico de hepatites em reeducandos do Sistema Prisional de Alagoas. A iniciativa, que ocorreu no Presídio Cyridião Durval, no bairro Cidade Universitária, em Maceió, também contou com palestra educativa sobre as medidas de prevenção da doença, além de debates com profissionais de saúde da instituição.
O objetivo é conscientizar sobre a importância de serem implementadas medidas de prevenção e do diagnóstico em tempo oportuno. A coordenadora do Programa Estadual de Controle das Hepatites Virais, Jussiara Reis, explicou que a ação é uma parceria entre a Sesau e a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), visando conscientizar os reeducandos sobre as medidas para preveni-los contra as hepatites virais.
“Nossa ação visa, além de proteger a população privada de liberdade, acelerar o tratamento em casos positivos para hepatites, sempre com foco na conscientização dos reeducandos, mostrando as formas de se proteger contra a doença", frisou.
Jussiara Reis salientou, também, que a testagem rápida diagnostica a doença e ajuda o Estado a ter um panorama detalhado e consistente sobre a saúde das pessoas privadas de liberdade, alcançando melhor monitoramento e tratamento da patologia, o que contribui para aumentar as chances de cura.
“Estamos realizando testagem em massa de todos da unidade, ajudando a fazer um bloqueio de transmissão, caso seja apresentado um caso positivo, além de assegurar que o tratamento seja realizado em tempo oportuno”, disse.
HEPATITES VIRAIS
As hepatites virais compreendem uma inflamação que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Por serem doenças silenciosas, que atingem o órgão em um processo infeccioso, elas muitas vezes evoluem para doenças mais graves, como câncer hepático ou cirrose, sem que o paciente tenha um diagnóstico prévio.
O diagnóstico e tratamento é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) gerenciadas pelas 102 Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) de Alagoas.
Últimas notícias

Polícia Civil prende foragido envolvido em homicídio no bairro Guaxuma

Governo do Estado anuncia novos voos do Uruguai para Alagoas na Semana Santa 2026

Idoso fica ferido em acidente entre caminhão e mto no bairro Santa Edwiges, em Arapiraca

Polícia Civil promove capacitação em Maragogi sobre atendimento a mulheres vítimas de violência

Povoados recebem obras para melhorar abastecimento de água em Palmeira dos Índios

Rede estadual de saúde está preparada para atender vítimas de intoxicação por metanol
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
