Saúde

Aumento de casos de dengue em AL aciona prefeitura de Maceió em mutirão

Maceió Unida Contra a Dengue inicia nesta segunda-feira (29) e conta com a colaboração da população

Por Wanessa Santos com Ascom 29/07/2024 10h10 - Atualizado em 29/07/2024 10h10
Aumento de casos de dengue em AL aciona prefeitura de Maceió em mutirão
É importante que os locais onde os mosquitos podem depositar seus ovos sejam limpos, e que a população não deixe água empoçada - Foto: Ascom SMS

O ano de 2024 tem sido de grande incidência de casos de dengue em Alagoas. Até o momento, já são 13 mortes confirmadas, e mais de 17.800 pessoas acometidas pela doença. Diante disso, o município de Maceió está promovendo uma campanha para combater o principal transmissor da dengue, o mosquito Aedes aegypti. A campanha Maceió Unida Contra a Dengue inicia nesta segunda-feira (29) e conta com a colaboração da população.

Em um comparativo com o mesmo período do ano passado (2023), em Alagoas, foram notificados 4.939 casos de dengue. Este ano, o estado notificou 17.865 casos suspeitos, dos quais 10.305 foram confirmados.

A chegada das chuvas favorece a proliferação dos criadouros do mosquito, que se reproduz em água parada. Por isso, a Prefeitura de Maceió mobiliza órgãos e secretarias municipais a trabalhar, junto com os moradores, pela redução dos riscos de infecção.

É importante que os locais onde os mosquitos podem depositar seus ovos sejam limpos, e que a população não deixe água empoçada, pois isso favorece a proliferação do mosquito transmissor.

As ações serão intensificadas no período de 29 de julho a 2 de agosto, quando serão desenvolvidas atividades de controle do mosquito Aedes aegypti nas residências, pontos comerciais, prédios públicos e pontos estratégicos para a proliferação de criadouros, como borracharias, ferros-velhos e galpões de reciclagem.

Nesses locais, agentes de controle de endemias farão inspeção para a identificação de potenciais criadouros, borrifação, eliminação, tratamento e orientação à população, especialmente nos bairros prioritários, onde os últimos levantamentos epidemiológicos apontaram altos índices de infestação do mosquito transmissor e de casos de arboviroses nas últimas quatro semanas.

Nos pontos estratégicos também serão distribuídos materiais educativos para conscientizar a população sobre a importância do combate às arboviroses.

As ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde e contarão com o suporte integrado de outros órgãos municipais para ações como fiscalização de mercados públicos, remoção de entulhos e pneus, desobstrução de galerias, fiscalização de construções e imóveis abandonados, uso de drones para identificação de imóveis sem acesso, ações educativas nas comunidades e escolas e eliminação de criadouros em residências.

Ações de vacinação nas escolas


Este ano, a mobilização conta também com uma estratégia de vacinação contra a dengue para alunos da rede municipal de ensino, que estejam na faixa etária para a vacinação (10 a 14 anos) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os estudantes de diversas instituições serão levados até a unidade de saúde mais próxima de sua escola para que seja atualizada a situação vacinal. Para vacinar alunos de toda a rede dentro da faixa etária a mobilização se estende até outubro de 2024.

As crianças e adolescentes também contarão com atividades lúdicas para incentivar e encorajar o momento da vacinação, promovidas pela Secretaria Secretaria Extraordinária da Juventude e Lazer e Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Maceió.

Na semana de 29 de julho a 2 de agosto de 2024, as ações em residências e estabelecimentos serão concentradas nos bairros com maior relevância epidemiológica nos seguintes pontos abaixo:

2º DS – Unidade de Saúde Roland Simon (Vergel);

4º DS – USF Paraiso do Porto;

6º DS – Unidade de Saúde Hamilton Falcão (Benedito Bentes;

7º DS – Unidade de Saúde do Village Campestre.