Maduro se reúne com ministros do Supremo da Venezuela e diz que apresentará atas eleitorais
Presidente venezuelano disse que tem 100% das atas eleitorais, mas não informou a data que os resultados serão apresentados
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, teve um encontro reservado nesta quarta-feira (31) com ministros do Tribunal Supremo de Justiça, equivalente ao STF (Supremo Tribunal Federal) no Brasil. O tema do encontro não foi divulgado.
Em seguida, Maduro fez um pronunciamento à imprensa internacional, no qual afirmou ser vítima de uma tentativa de golpe. Ele mencionou que o governo já possui 100% das atas eleitorais e que as apresentará em breve, embora não tenha especificado a data exata.
Maduro também voltou a criticar os Estados Unidos e afirmou que as manifestações ocorridas no dia seguinte à eleição na Venezuela foram criminosas. “Deus está conosco, e as provas desse complô global já apareceram”, afirmou.
Desde o domingo, a oposição a Maduro contesta o resultado das eleições e afirma que a vitória do chavista no pleito foi fraudada.
Maduro foi proclamado vencedor das eleições pela Justiça eleitoral venezuelana, controlada pelos seus aliados. Segundo o CNE (Conselho nacional Eleitoral), o atual presidente recebeu 5,15 milhões de votos (51,2%), após a apuração de 80% das urnas. González Urrutia, principal representante da oposição, recebeu 4,45 milhões de votos (44,2%), segundo o boletim oficial.
No entanto, como não houve divulgação das atas de votação, o anúncio da reeleição foi questionado por países como Estados Unidos, Chile, Peru, Costa Rica, Guatemala, Argentina, Espanha, Uruguai e União Europeia.
O governo brasileiro ainda não reconheceu a vitória contestada de Nicolás Maduro. Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que não há nada “grave” nem “anormal” no processo eleitoral venezuelano e pediu que o CNE publique as atas com as informações das urnas.
“Não tem nada de grave, não tem nada assustador. Eu vejo a imprensa brasileira tratando como se fosse a Terceira Guerra Mundial. Não tem nada de anormal. Teve uma eleição, teve uma pessoa que diz que teve 51%, teve outra pessoa que diz que teve 40 e pouco por cento. Um concorda, o outro não. Entra na Justiça e a Justiça faz”, declarou Lula em entrevista à TV Centro América.
Ameaças a manifestantes
Na terça-feira (30), Maduro disse que os manifestantes que derrubaram a estátua de Hugo Chávez, erguida em homenagem ao ex-presidente, estão presos e “serão castigados com todo o rigor da Justiça e da lei”. Maduro também afirmou que vai disponibilizar um site para denunciar manifestantes da oposição. A declaração foi feita no Palácio Presidencial de Miraflores, sede do governo venezuelano.
“Os criminosos que derrubaram as estátuas de Chavez estão todos presos. Foram capturados e estão presos e vão ser castigados com todo o rigor da Justiça e da lei. Hoje à noite vamos abrir uma página especial para toda a população venezuelana para que, de maneira confidencial, coloquem os dados dos delinquentes que estão ameaçando o povo”, declarou.
De acordo com o Foro Penal, um grupo de ativistas de Direitos Humanos especializado em prisioneiros políticos, pelo menos 132 pessoas foram detidas nas manifestações ocorridas em todo o país até segunda-feira (29). Pelo menos seis pessoas morreram durante os protestos.
Um dos líderes da oposição, Freddy Superlano, foi preso em meio a onda de protestos na Venezuela. Ele é dirigente do partido Voluntad Popular. Nas redes sociais, o partido afirmou que Superlano havia sido sequestrado pelos aliados chavistas de maduro.
“Alertamos a comunidade internacional sobre uma escalada repressiva da ditadura de Nicolás Maduro contra os ativistas da causa democrática, que exigem pacificamente a publicação dos resultados eleitorais que dão ao nosso presidente eleito Edmundo González o título de esmagador vencedor”, escreveu o partido nas redes sociais.
Veja também
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
