Brasil assume representação diplomática da Argentina na Venezuela
Maduro havia decretado o fechamento da embaixada e ordenado a expulsão dos diplomatas argentinos do país

O Brasil assumiu a representação diplomática da Argentina na Venezuela, após o presidente Nicolás Maduro ter decretado o fechamento da embaixada e ordenado a expulsão dos diplomatas argentinos do país. A Reuters informou que testemunhas observaram o hasteamento da bandeira brasileira nesta quinta-feira(1) na residência do embaixador.
Assim, o Brasil terá a responsabilidade de garantir os direitos dos cidadãos ou empresas argentinas em solo venezuelano, na ausência de seu próprio embaixador. O governo de Luiz Inácio Lula da Silva também vai poder mediar e articular negociações enter Nicolás Maduro e Javier Milei diante da ruptura dos canais de diálogo entre as partes.
Havia muito temor pelo destino dos oposicionistas ao regime de Maduro que estão abrigados na embaixada há meses.
A decisão do Brasil recebeu elogios da líder da oposição, María Corina Machado, e do presidente da Argentina, Javier Milei, por meio das redes sociais.
“Agradecemos ao governo do Brasil pela disposição em assumir a representação diplomática e consular da República Argentina na Venezuela, e a proteção de sua sede e residência, bem como a integridade física de nossos colegas asilados na referida residência”, escreveu María Corina no X.
Segundo ela, isso poderia contribuir para o avanço de um processo de negociação construtivo e eficaz como o que o Brasil tem apoiado.
Já Milei, postou em letras maiúsculas: “OBRIGADO AO BRASIL”. “Aprecio muito a disposição do Brasil em assumir a custódia da Embaixada da Argentina na Venezuela. Agradecemos também a representação momentânea dos interesses da República Argentina e dos seus cidadãos ali”, afirmou.
Ele afirmou ainda que o pessoal diplomático argentino teve que deixar a Venezuela nesta quinta-feira, em retaliação do “ditador Maduro pela nossa condenação da fraude que perpetraram no domingo passado”.
“Não tenho dúvidas de que em breve reabriremos a nossa Embaixada numa Venezuela livre e democrática. Os laços de amizade que unem a Argentina ao Brasil são muito fortes e históricos. A Venezuela respeitará, portanto, as disposições da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e da Convenção de Viena sobre Relações Consulares.”
O jornal argentino Ámbito Financiero lembrou que essa não é a primeira vez que o Brasil assume um papel auxiliar na representação diplomática argentina. Um exemplo disso foi ocorrido durante a guerra das Malvinas, em 1982, quando foram fechadas as respectivas embaixadas em Londres e Buenos Aires.
Para que se continuasse a atender necessidades políticas, sociais e econômicas, foi criada uma seção de interesses argentinos na embaixada do Brasil em Londres, e uma correspondente aos britânicos na embaixada da Suíça, em Buenos Aires.
Últimas notícias

Defensoria Pública aciona Justiça por cirurgias pediátricas em Alagoas

PRF Alagoas divulga balanço da Operação Corpus Christi 2025

PRF prende mulher por embriaguez ao volante em São Miguel dos Campos

Homem é preso por adulteração de sinal identificador de veículo em Campo Alegre

Resgate de brasileira é suspenso no 3º dia por mau tempo na Indonésia

Senado pode votar na quarta projeto que amplia número de deputados federais
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
