Macron apoia posição de Lula sobre eleições na Venezuela após ligação
Presidente brasileiro voltou a falar sobre o tema na tarde desta segunda para pedir transparência e respeito à soberania popular

O presidente da França, Emmanuel Macron, publicou, nesta segunda-feira (5), mensagem em concordância à posição do presidente Lula sobre as eleições na Venezuela. “Apoiamos com o Presidente @Lulaoficial o desejo do povo venezuelano por eleições transparentes.
Essa demanda está no centro de qualquer democracia”, escreveu. O francês se refere às iniciativas do Brasil, que se juntou a México e Colômbia na última semana, de pedir a publicação das atas de votação para certificar o resultado da disputa ocorrida em 28 de julho.
Mais cedo, Lula e Macron conversaram por telefone. Segundo informações do Itamaraty, o francês elogiou o posicionamento conjunto sobre as eleições na Venezuela e o estímulo do governo brasileiro ao diálogo entre Nicolás Maduro e a oposição local. Ainda segundo a nota, Lula reforçou o compromisso com a busca de uma solução pacífica e que “espeite a soberania do povo venezuelano”. Os chefes de estado também conversaram sobre as Olimpíadas de París.
Em viagem ao Chile, o presidente brasileiro voltou a falar sobre o processo eleitoral da Venezuela. “O respeito pela soberania popular é o que nos move a defender a transparência dos resultados. O compromisso com a paz é o que nos leva a conclamar as partes ao diálogo e promover o entendimento entre governo e oposição”, declarou.
O maior impasse está na divulgação dos resultados da votação. O CNE (Conselho Nacional Eleitoral), órgão máximo local no tema, declarou que Maduro conseguiu a reeleição já no dia seguinte à votação. Apesar disso, o relatório com os dados completos das urnas não foi divulgado até o momento.
A falta de transparência tem sido criticada interna e externamente. A oposição questiona o vencedor desde a proclamação dos resultados. Nesta segunda, Edmundo González Urrutia, principal opositor do presidente venezuelano, se autoproclamou-se vitorioso. “Obtivemos 67% dos votos, enquanto Nicolás Maduro obteve 30%. Essa é a expressão da vontade popular”, escreveu em carta aberta.
Veja também
Últimas notícias

Prefeita anuncia aumento salarial para servidores da Educação de Novo Lino

Polícia Científica identifica corpos encontrados carbonizados em carro na AL-405

Casal conserta adutora que abastece Murici nesta quinta-feira (3)

Casal realiza manutenção no sistema que abastece Junqueiro e São Sebastião

Motociclistas infratores são flagrados durante ação no bairro do Murilópolis

Governo antecipa 13º de aposentados do INSS para abril e maio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
