Boletim confirma nova morte por dengue em AL
Casos confirmados subiram de 12.071 para 12.698 nesta semana
Os casos de dengue no estado de Alagoas seguem aumentando. É o que demonstra o novo boletim epidemiológico da doença, divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) nesta terça-feira (20). Nas três últimas semanas o número de mortes estava estabilizado, contabilizando 13 óbitos confirmados em decorrência da doença. Nesta semana, 33ª Semana Epidemiológica de 2024, foi divulgada a 14ª morte.
Já o número de casos confirmados de dengue em todo o estado de Alagoas subiu de 12.071 (da última semana), para 12.698, ou seja, em apenas uma semana houve a confirmação de mais 627 novos casos da doença. Casos suspeitos subiram de 20.687 para 21.428. Estes, seguem sob investigação para confirmar ou descartar como sendo dengue.
Chama a atenção a diferença dos números quando comparados ao mesmo período com relação ao que foi registrado em 2023. Na Semana Epidemiológica 33 do ano passado foram notificados 5.587 casos suspeitos de dengue, dos quais 3.511 foram confirmados. Também foram confirmados dois óbitos, sendo um em Maceió e um em Campo Alegre.
Com um total de 14 mortes em Alagoas por dengue até o momento, os municípios onde ocorreram foram: Atalaia (1), Viçosa (1), Porto de Pedras (1), Rio Largo (1), Maceió (4), União dos Palmares (1), Murici (1), Craíbas (1), Teotônio Vilela (1) e Arapiraca (1) e Belo Monte (1).
Outros 27 óbitos estão sendo investigados nos municípios de Boca da Mata (1), Atalaia (2), Piaçabuçu (1), São José da Laje (3), Maceió (8), Pão de Açúcar (1), São José da Tapera (1), União dos Palmares (1), Porto Real do Colégio (1), Pilar (1), Matriz do Camaragibe (1), Delmiro Gouveia (1), Belo Monte (1), Poço das Trincheiras (1), Barra de Santo Antônio (1), Craíbas (1) e Porto Calvo (1).
SOROTIPOS
A dengue possui quatro sorotipos, denominados DENV-1, DENV-2, DENV-3 E DENV-4, todos podem gerar formas assintomáticas, leves ou graves e, inclusive, óbito. No entanto, o DENV-2 e o DENV-3, são considerados os mais virulentos.
De 1 de janeiro até 19 de agosto, 1.311 casos foram confirmados por RT – PCR. Foram identificados três sorotipos da dengue em Alagoas, o DENV-1 (804 casos) distribuído em 65 municípios, o DENV-2 (504 casos) distribuído em 46 municípios; e o DENV-3 (3 casos) em 2 municípios.
Veja também
Últimas notícias
Caminhada em apoio a Lula reúne multidão no Centro de Arapiraca
Célia Rocha lidera caminhada com milhares de apoiadores de Flávio Bolsonaro em Arapiraca
Corpo de homem é encontrado com corda amarrada ao corpo em praia de Alagoas
Homem morre e filho fica ferido a tiros no bairro João Paulo II, em Arapiraca
Homem é baleado após resistir à abordagem da polícia no Manoel Teles
Célia Rocha declara apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
