Política

JHC e João Campos enfrentam cenário parecido na corrida pela reeleição

Prefeito de Maceió e prefeito de Recife compartilham algumas similaridades

Por Felipe Ferreira 23/08/2024 11h11
JHC e João Campos enfrentam cenário parecido na corrida pela reeleição
Os prefeitos de Recife e Maceió fazem sucesso nas redes sociais - Foto: Montagem 7Segundos

A disputa por mais um mandato à frente das prefeituras de Maceió e Recife parece compartilhar do mesmo cenário. JHC (PL) e João Campos (PSB) seguem como franco favorito e vão para o dia 6 de outubro de olho nas eleições de 2026.

Atualmente, tanto João Henrique Caldas - JHC - quanto João Campos, aparecem com larga vantagem nas pesquisas de intenção de voto. Em Maceió, o levantamento mais recente, encomendado pela revista Exame, mostrou JHC com 65,5% das intenções de votos, enquanto Rafael Brito (MDB) aparece com 5,3%.

Na capital pernambucana, João Campos ganharia com folga se as eleições fossem nessa quinta-feira (22), data em que foi divulgada a pesquisa mais recente do Instituto Datafolha. 76% dos entrevistados disseram que votariam em Campos. O segundo candidato que melhor pontuou na pesquisa foi o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, com 6% das intenções de voto.

Além dos ótimos números nas pesquisas, JHC e JC possuem uma grande habilidade e familiaridade para se comunicar com seu eleitorado através das redes sociais. Ambos  aparecem como um dos mais populares do país nas mídias sociais.

Os interesses para 2026 também é um fator que coloca ambos em uma situação similar. JHC e João Campos são cotados para disputar o governo de seus respectivos estados e deixarem o vice-prefeito de sua confiança na cadeira de chefe do executivo.

Não foi somente JHC que demorou a escolher seu vice, e quando o fez optou por um nome de sua confiança. O prefeito de Recife também postergou a escolha e definiu um ex-chefe de seu gabinete e amigo pessoal como vice. Victor Marques (PCdoB) é quem assumirá a Prefeitura de Recife caso JC dispute o governo.

Como se não bastasse todas essas similaridades, JHC e JC assumiram seus postos atuais em 2020 disputando as eleições através do Partido Socialista Brasileiro (PSB). No caso de JHC, houve “um Bolsonaro” no meio da história.