Ministério Público participa de roda de conversa que trata de prevenção e posvenção do suicídio

O Ministério Público de Alagoas participou, nessa sexta (23), no Maceió Shopping, de uma roda de conversa promovida pela Secretaria Estadual de Saúde ( Sesau) e o Comitê Estadual de Prevenção e Posvenção do Suicídio de Alagoas (Ceppsal). A promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo da Saúde da instituição, Micheline Tenório, participou do evento que contou com demais autoridades envolvidas com a causa, a exemplo da médica Delza Gitaí.
Micheline Tenório, falou obre políticas públicas, a necessidade da sociedade se incorporar à prevenção do suicídio.
“É necessário que a gente enxergue o próximo, é necessário que a gente enxergue a criança, o idoso que está em casa, que é uma questão de gestão, mas é uma questão de responsabilidade social, responsabilidade pessoal, mas responsabilidade social, tanto de cada cidadão, quanto dos gestores necessários para que tenham políticas públicas efetivas para a preservação da vida, para que a gente possa diminuir esse índice crescente de suicídio, tanto em crianças e adolescentes, quanto”, enfatizou.
O evento é um ensaio das ações que ocorrerão durante todo o mês de setembro onde serão reforçados todos os alertas que possam culminar em alertas e/ou conscientização em relação a um assunto cujas estatísticas ainda assustam. A união de órgãos, entidades é para justamente orientar a sociedade sobre como observar o comportamento de familiares, amigos e a forma correta de abordar e ajudar.
O Ministério Público de Alagoas prepara sua campanha e no decorrer de setembro terá uma agenda movimentada com o intuito de levar até o cidadão informações indispensáveis de prevenção, de como é possível evitar o suicídio; bem como abordará a posvenção que trata do acolhimento adequado a quem é sobrevivente.
Os dados no Brasil geram preocupação, e também entre os jovens, segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, entre 2012 e 2021 aproximadamente mil crianças e adolescentes cometeram o suicídio.
Dados do Hospital Geral do Estado revelam que no período de 2016 a 2019, em Alagoas 1.366 pessoas tentaram o suicídio. E fora os dados oficiais ainda tem as subnotificações.
“Trata-se de um assunto delicado e que provoca um olhar diferenciado com o envolvimento das autoridades e órgãos competentes para juntos pensarem em métodos preventivos, discussões e planejamentos cada vez mais eficazes. O setembro amarelo vem aí para trabalharmos a sociedade e melhorarmos essa triste realidade”, conclui a promotora Micheline Tenório.
Últimas notícias

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026

Rainha das lives: Rica de Marré anuncia live exclusiva de lançamento nesta quinta (28)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
