Justiça e TCU mandam Saúde parar compra de 60 milhões de escovas de dente
Ministros da corte de contas entenderam que o edital restringia a concorrência e que não havia justificativa para acelerar uma compra dessa dimensão

A Justiça Federal suspendeu uma licitação do Ministério da Saúde para a compra de 60 milhões de kits de escova de dente, pasta e fio dentais, e o TCU (Tribunal de Contas da União) reconheceu ontem (28) irregularidades no pregão.
Assim como a Justiça Federal, os ministros da corte de contas entenderam que o edital restringia a concorrência e que não havia justificativa para acelerar uma compra dessa dimensão.
A Saúde nem sequer tentou reverter a decisão e revogou a licitação em curso. Ontem, o TCU determinou que o edital seja refeito, caso a pasta decida manter a compra.
Sob responsabilidade do secretário-executivo da Saúde, Swedenberger Barbosa, o pregão previa compra de 60 milhões de kits com escova de dente, creme dental com flúor e fio dentais, além de uma bolsa plástica com zíper com o logo do programa Brasil Sorridente.
O objetivo do ministério era fazer a compra e a entrega dos kits em pleno período eleitoral.
A própria área jurídica da pasta alertou que haveria “risco” de ser considerado “publicidade institucional ou distribuição gratuita de bens, a depender da forma como for feita”.
O edital informa que “o custo estimado da contratação possui caráter sigiloso”.
Os 60 milhões de kits podem custar entre R$ 348 milhões e R$ 589 milhões – considerando valores de kits comprados no governo Lula (PT) e valores médios cotados no próprio edital, respectivamente.
A ministra Nísia Trindade deu a Berger – um dos nomes mais próximos do presidente Lula (PT), de quem foi assessor especial nos últimos dois mandatos – o controle do bilionário orçamento da pasta.
A lei 14.133/2021 estabelece que “desde que justificado, o orçamento estimado da contratação poderá ter caráter sigiloso”. O edital não traz justificativa para essa medida. O Ministério da Saúde não respondeu sobre o motivo de ter colocado o valor sob sigilo.
Veja também
Últimas notícias

Polícia Penal promove curso de qualificação para integrantes de forças policiais de AL

Dona de funerária levava corpos de bebês para "dar amor" em casa

Eduardo Bolsonaro pede a Motta para exercer mandato como deputado de fora do Brasil

Polícia Civil investiga desaparecimento de idoso em Cajueiro

Homem vasculha 18 toneladas de lixo para recuperar anéis de diamante da esposa

Farmácia do crime: quadrilha fazia promoção de venda ilegal de Ozempic na internet em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
