Lenilda Luna pretende estatizar serviços de limpeza urbana, água e esgoto, em Maceió
Para a candidata, Maceió tem sido prejudicada com as privatizações, visto que não há melhoria no fornecimento desses serviços

A candidata à prefeitura de Maceió pelo Unidade Popular (UP), Lenilda Luna, contou que pretende estatizar na capital alagoana os serviços de água e esgoto e de limpeza urbana, atualmente privatizados em Maceió. A fala ocorreu durante sabatina na manhã desta quinta-feira (05), que está sendo realizada pelo grupo 7Segundos.
Segundo a candidata, Maceió tem sido prejudicada com as privatizações desses serviços, visto que não há melhoria no fornecimento deles para a população maceioense. Lenilda reforçou que não concorda com a entrega da gestão dessas áreas tão importantes para o povo, e que é fundamental que haja um plano de governo para elas, sem a visão exclusiva de lucro, como ocorre com empresas privadas.
“Delegando isso a uma empresa privada, a única coisa que essas empresas querem é lucro. Então [as empresas] não vão cuidar da cidade como uma gestão pública”, explicou Lenilda. Para ela, ao privatizar os serviços de limpeza urbana, água e esgoto, e também energia elétrica, o município, enquanto gestão pública, acaba se eximindo do seu papel.
A candidata do UP também mencionou a necessidade de realizar concursos públicos para a contratação de trabalhadores no setor da limpeza urbana, e relembrou a antiga Cobel, serviço de limpeza urbana que era gerido pelo município e que tinha como forma de contratação dos trabalhadores o concurso público.
“A limpeza urbana, o saneamento, a água, tem que estar sob o controle do estado, com controle social, com transparência, por quê? Porque não pode visar lucro. Tem que visar um serviço que tem que ser dado a todas as pessoas, principalmente para aquelas que não teriam como pagar um serviço privado”, concluiu Luna.
Veja também
Últimas notícias

Prazo para regularizar ciclomotores em Alagoas termina em dezembro de 2025

Repórter da Record tem celular roubado antes de entrada ao vivo

Pix não discrimina empresas estrangeiras, responde Brasil aos EUA

Justiça Federal manda governo Lula religar radares em rodovias federais

Fernanda Rodrigues revela retorno de câncer de pele e anuncia nova cirurgia

Ana Castela e Paolla Oliveira cobram justiça para cavalo mutilado em São Paulo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
