Alagoanos são resgatados em situação análoga à escravidão, em SP
A situação foi descoberta após denúncia enviada para Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
Cerca de 15 trabalhadores foram resgatados, nessa segunda-feira (09), em uma situação análoga à escravidão, numa Usina de Açúcar localizada no município de Boituva, região metropolitana de Sorocaba, em São Paulo. Dentre as 15 pessoas, alguns são de Alagoas.
A situação foi descoberta após denúncia enviada para Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) feita pelos próprios trabalhadores. Eles informaram que estavam trabalhando no local há três meses sem carteira assinada, e que os alojamentos “mais se pareciam com depósito de lixo”.
Durante a ação de fiscalização do local, foram constatadas as irregularidades e feito o resgate dos trabalhadores.
Segundo informações do MTE, as 15 pessoas estavam vivendo em alojamentos precários, sem ao menos água potável para o consumo. Além disso, eles eram obrigados a pagar um valor de R$300 pelos alojamentos, além de energia. As carteiras de trabalho também não eram assinadas pelo empregador.
Após a ação do MTE, as 15 pessoas conseguiram retornar para seus locais de origem, em Alagoas, Pernambuco, Bahia e interior de São Paulo. A usina teve que arcar com as despesas de verbas trabalhistas além do fornecimento de registro dos trabalhadores. Eles também tiveram que pagar as passagens para que as 15 pessoas voltassem aos seus Estados.
Veja também
Últimas notícias
Rico Melquiades abandona candidatura e abre buraco na chapa do PSDB
Os carros mais vendidos do Brasil em junho; veja quem liderou o ranking
Fabio Costa e Leonardo Dias anunciam dobradinha para eleições de 2026
Catador de recicláveis perde tudo em incêndio e pede ajuda para recomeçar
Família localiza adolescente na Barra de Santo Antônio e ela está bem
Motociclista fica inconsciente após queda na zona rural de Água Branca
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
