Meio ambiente

Projeto Praia Limpa completa quatro anos retirando entulhos das praias e lagoa em Maceió

Desde seu lançamento, o projeto promoveu, em parceria com ONGs e outros projetos de preservação ambiental, inúmeras ações de educação ambiental e mutirões para a coleta de resíduos

Por 7Segundos, com Assessoria 17/09/2024 12h12 - Atualizado em 17/09/2024 12h12
Projeto Praia Limpa completa quatro anos retirando entulhos das praias e lagoa em Maceió
O Projeto Praia Limpa é uma iniciativa da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) - Foto: Ascom

O Projeto Praia Limpa, da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), completou nessa segunda-feira (16), quatro anos de existência e atuação na orla marítima de Maceió e na Lagoa Mundaú. Durante esse período, somente com a utilização dos Ecoboats nas praias e na lagoa foram retiradas mais de 900 toneladas de entulhos das águas.


Desde seu lançamento, o projeto promoveu, em parceria com ONGs e outros projetos de preservação ambiental, inúmeras ações de educação ambiental e mutirões para a coleta de resíduos como garrafas PET, latas, vidro, todo tipo de plásticos e outros materiais descartados de forma irregular nas areais, calçadões e espaços de lazer das orlas marítima e lagunar.

Na sexta-feira (13), uma ação do projeto foi levada à praia de Cruz das Almas, no litoral Norte da cidade. Além da coleta dos resíduos na faixa de areia e calçadão foram desenvolvidas ações de educação ambiental, com orientações sobre descarte correto e sustentável de materiais e com a entrega de LixoCar aos motoristas que trafegavam ou paravam na região. O objetivo da ação foi conscientizar os frequentadores da praia e pessoas que transitam pela orla sobre a importância de manter a área limpa.

Na segunda-feira (16), a diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, celebrou com servidores da autarquia o aniversário do projeto. Ela falou da importância de atividades que reúnam diversas pessoas em prol da natureza.

"É uma data importante, que deve ser lembrada e servir de alerta para que as pessoas se vejam no papel de preservar o meio ambiente, afinal, isso é uma responsabilidade compartilhada entre poder público e sociedade. As ações em diversos pontos e a coleta do máximo de resíduos descartados de forma irregular, evitam que o ecossistema marinho seja alterado", disse.