Sobe para 11 o número de municípios de AL que pediram apoio de tropas federais à Justiça Eleitoral
Antes de decidir, o Tribunal questiona o governo de Alagoas se as forças policiais têm condições de garantir a segurança nas localidades
O número de cidades alagoanas que pediram apoio de tropas federais nas eleições municipais subiu para 11. O levantamento foi apresentado nessa quarta-feira (18) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas.
Os municípios que pediram apoio das tropas federais foram: Marechal Deodoro, Estrela de Alagoas, Pindoba, Teotônio Vilela, Junqueiro, Roteiro, Chã Preta, Campo Alegre, Limoeiro de Anadia, Maribondo e Olivença. O Pleno do TRE deve iniciar os julgamentos dos pedidos nas sessões da próxima semana.
O Tribunal só poderá tomar uma decisão após questionar o governo de Alagoas se as forças policiais têm condições de garantir a segurança nas localidades. Só com a resposta é que o relator do pedido de tropas, sempre um desembargador eleitoral, elabora seu voto e o apresenta aos demais integrantes do Pleno.
Caso os desembargadores eleitorais decidam que é necessário o reforço federal na segurança das eleições municipais, o TRE encaminha ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a decisão e é o órgão superior quem tem a decisão final.
Ao Portal 7Segundos, a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) disse que forças policiais estaduais têm totais condições de garantir a tranquilidade durante as eleições municipais em todos os 102 municípios alagoanos.
“O plano de segurança, que vai contar com mais de oito mil agentes, já foi aprovado e apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas. Caso a Justiça Eleitoral autorize e envie integrantes de forças federais ao estado, a SSP manterá o planejamento de segurança e continuará auxiliando aos juízes eleitorais no que for necessário”, diz um trecho da nota enviada ao 7Segundos.