Sobe para 11 o número de municípios de AL que pediram apoio de tropas federais à Justiça Eleitoral
Antes de decidir, o Tribunal questiona o governo de Alagoas se as forças policiais têm condições de garantir a segurança nas localidades
O número de cidades alagoanas que pediram apoio de tropas federais nas eleições municipais subiu para 11. O levantamento foi apresentado nessa quarta-feira (18) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas.
Os municípios que pediram apoio das tropas federais foram: Marechal Deodoro, Estrela de Alagoas, Pindoba, Teotônio Vilela, Junqueiro, Roteiro, Chã Preta, Campo Alegre, Limoeiro de Anadia, Maribondo e Olivença. O Pleno do TRE deve iniciar os julgamentos dos pedidos nas sessões da próxima semana.
O Tribunal só poderá tomar uma decisão após questionar o governo de Alagoas se as forças policiais têm condições de garantir a segurança nas localidades. Só com a resposta é que o relator do pedido de tropas, sempre um desembargador eleitoral, elabora seu voto e o apresenta aos demais integrantes do Pleno.
Caso os desembargadores eleitorais decidam que é necessário o reforço federal na segurança das eleições municipais, o TRE encaminha ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a decisão e é o órgão superior quem tem a decisão final.
Ao Portal 7Segundos, a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) disse que forças policiais estaduais têm totais condições de garantir a tranquilidade durante as eleições municipais em todos os 102 municípios alagoanos.
“O plano de segurança, que vai contar com mais de oito mil agentes, já foi aprovado e apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas. Caso a Justiça Eleitoral autorize e envie integrantes de forças federais ao estado, a SSP manterá o planejamento de segurança e continuará auxiliando aos juízes eleitorais no que for necessário”, diz um trecho da nota enviada ao 7Segundos.
Veja também
Últimas notícias
Lula aguarda reunião com Trump e aposta em solução a tarifaço
Outubro Rosa: como receber o auxílio-doença em tratamento de câncer
Preso nono suspeito de participar da morte do ex-delegado Ruy Ferraz
Hospital da Cidade realiza segunda etapa da força-tarefa de ultrassonografias no Outubro Rosa
Escola estadual leva quatro premiações na Maratona Alagoana de Raciocínio Lógico
MP cobra promulgação de projeto de lei já aprovado na Câmara de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
