Política

PDT emite nota de repúdio após atentado contra candidato; partido pede celeridade nas investigações

O candidato a vereador de Maceió Marcondes Costa sofreu uma tentativa de homicídio na última terça-feira

Por Felipe Ferreira 03/10/2024 12h12
O candidato havia denunciado compra de votos na cidade - Foto: Reprodução / Redes sociais

O PDT, partido capitaneado em Alagoas pelo vice-governador Ronaldo Lessa, emitiu uma nota de repúdio nessa quarta-feira (02), após o candidato a vereador Marcondes Costa ter sofrido uma tentativa de homicídio durante evento político no Tabuleiro do Martins, parte alta da capital.

O candidato foi alvo de disparos de arma de fogo
enquanto se reunia com apoiadores políticos no conjunto Salvador Lyra. Marcondes Costa havia denunciado recentemente à Polícia Federal, a prática ilícita de compra de votos que acontece na região.

Na nota de repúdio divulgada nas redes sociais, o PDT pede celeridade na elucidação do crime e que seus mandantes sejam punidos com rigor.

“O PDT irá acompanhar as investigações, com intuito de identificar o autor intelectual e material do atentado até sua punição nos rigores da lei. (...) O partido reafirma seu compromisso com a democracia e a segurança de seus candidatos, cobrando que as autoridades competentes investiguem o caso com celeridade e rigor, a fim de garantir que tais atos não fiquem impunes”, diz um trecho da nota.

Após sofrer o atentado, o candidato Marcondes Costa esteve na Polícia Federal para denunciar o ocorrido. No mesmo dia, Costa publicou um vídeo em seu perfil no Instagram visivelmente abalado com a tentativa de homicídio, mas dizendo que se manteria firme na disputa.

Confira na nota do PDT na íntegra:

A Executiva Estadual e a de Maceió do Partido Democrático Trabalhista (PDT) vêm a público manifestar seu mais veemente repúdio ao atentado sofrido pelo candidato a vereador de Maceió, Marcondes Costa, na noite desta terça-feira (01), durante atividade de sua campanha no bairro do Tabuleiro dos Martins. Marcondes foi alvo de disparos de arma de fogo, mas felizmente não foi atingido. O ocorrido já foi devidamente denunciado à Polícia Federal.

Marcondes Costa, advogado criminalista e ex-diretor de prerrogativas da OAB Alagoas, tem desempenhado uma campanha corajosa em defesa da verdade e contra práticas ilícitas, como a compra de votos, o que pode ter motivado a tentativa de homicídio.

O partido reafirma seu compromisso com a democracia e a segurança de seus candidatos, cobrando que as autoridades competentes investiguem o caso com celeridade e rigor, a fim de garantir que tais atos não fiquem impunes.

O PDT ressalta que sempre primou pela transparência do processo eleitoral visando garantir o justo equilíbrio pela busca do voto, pois está havendo um clima de instabilidade e insegurança em alguns municípios de Alagoas.

Por fim, declaramos total solidariedade ao nosso companheiro Marcondes Costa, que, apesar da gravidade do ocorrido, permanece firme em sua luta.

Maceió, 02 de outubro de 2024