Novo relatório do IMA aponta quatro trechos impróprios para banho em Alagoas
Dados foram divulgados nesta sexta-feira (4)
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) divulgou nesta sexta-feira (4), em seu mais recente relatório de balneabilidade, trechos de praias próprias e impróprias para banho. O levantamento analisa amostras de água coletadas em diversos pontos do litoral alagoano, indicando a qualidade das águas e o risco de contaminação.
Entre os pontos analisados em Maceió, destacam-se as praias do Pontal da Barra, Ponta Verde e Jatiúca, com a maioria das áreas consideradas próprias para banho. No entanto, algumas praias apresentaram níveis de contaminação que as tornam impróprias para uso recreativo, como a Praia da Pajuçara (frente à Rua João Carneiro) e Cruz das Almas (frente ao Ritz Residence).
De acordo com a Resolução CONAMA Nº 274/2000, uma praia é considerada própria quando, em 80% das amostras colhidas nas últimas cinco semanas, o índice de Escherichia coli é inferior a 800 NMP (Número Mais Provável) por 100 mL de água. Caso esse limite seja excedido ou os níveis ultrapassem 2.000 NMP por 100 mL na última semana, a praia é classificada como imprópria.
Veja os trechos impróprios para banho
Litoral Sul
Rio Niquim/ Barra se São Miguel, ±300m da Foz
Maceió
Praia da Pajuçara (Av. Dr. Antônio Gouveia, interseção com a Rua João Carneiro);
Praia de Cruz das Almas/Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, frente ao RITZ Residence.
Litoral Norte
Praia de Maragogi/Frente à Foz do Rio Persinunga
Recomendações aos banhistas
O IMA recomenda evitar o banho em praias próximas a rios e canais que possam estar contaminados por esgoto, especialmente nas 24 horas após chuvas intensas, que aumentam o risco de contaminação por matéria fecal. Também é sugerido redobrar a atenção com crianças, que são mais vulneráveis a infecções.
*Estagiário sob supervisão