Hospital Metropolitano de AL realiza segunda captação de órgãos para transplantes
Durante o procedimento foram captados dois rins, um fígado e as córneas de um doador de 60 anos

O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), situado em Maceió e vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou a segunda captação de órgãos sólidos para transplantes. A ação mobilizou as equipes de profissionais da unidade hospitalar e da Central de Transplantes de Alagoas.
O doador foi um idoso de 60 anos, que residia na Região Metropolitana de Maceió. Os órgãos captados foram os dois rins, o fígado e as córneas, que foram doados para receptores residentes em Alagoas e no Distrito Federal.
A enfermeira Géssica Serafim, que integra a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HMA, foi a responsável por entrevistar a família após a confirmação da morte encefálica, chamada também de morte cerebral. Durante a abordagem aos familiares do aposentado de 60 anos, ela explicou como ocorre o processo de captação, evidenciando que o procedimento ocorre de forma criteriosa, sem desfigurar o corpo.
“Para mim, enquanto profissional, nunca é fácil entrevistar a família, pois a dor é única e nunca poderemos mensurá-la. Porém, me sinto feliz em poder possibilitar a família o direito que eles têm em poder ajudar outras vidas e, deste modo, levar esperança a outras famílias”, salientou Géssica Serafim.
Mesmo em um momento de muita dor, a família do paciente, que se encaixava nos critérios para doação, se sentiu honrada em autorizar a doação dos órgãos, como forma de salvar outras vidas, ressignificando o processo do luto. Com mais um sim à vida, cinco pessoas puderam ser ajudadas através da segunda captação de órgãos realizada no HMA.
Para o diretor geral do Hospital Metropolitano de Alagoas, Filipe Fernandes, o ato altruísta pode inspirar outras famílias. “A doação pode ser a única esperança de salvar vidas ou dar a oportunidade de um recomeço para alguém que aguarda na lista de espera por um transplante. Por isso, é necessário conversar com a família sobre o desejo de ser doador de órgãos”, frisou.
Veja também
Últimas notícias

Confronto policial deixa suspeito morto e outro ferido após invasão a supermercado em Taquarana

Prefeita Márcia Cavalcante prepara grande festa para o Dia das Crianças neste domingo

Projeto Cultura Aqui Acolá no Mercado Público deste sábado terá programação infantil

Perícia que vai apurar causa de incêndio em fábrica de plásticos tem prazo de até 60 dias

DMTT participa de Curso de Gestão de Crises nas Cidades

Maré de Rica inova e cria o seu próprio sorvete: o “Sorvete da Rica” promete agitar o sábado em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
