Bombeiros salvam quatro turistas argentinos de afogamento na praia do Francês
Turistas foram surpreendidos por uma corrente de retorno instantânea
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) atuou no salvamento de quatro turistas argentinos, na tarde do último sábado (20). As vítimas se afogaram enquanto nadavam na praia do Francês, no município de Marechal Deodoro, litoral Sul de Alagoas.
De acordo com a guarnição que atuou no resgate, os quatro turistas foram surpreendidos por uma corrente de retorno instantânea. Duas pessoas do mesmo grupo tentavam ajudar as vítimas, quando a equipe do Batalhão de Salvamento Aquático avistou a situação de risco e agiu rapidamente.
Com o auxílio de técnicas adequadas e equipamentos de salvamento, os profissionais conseguiram retirar as vítimas do mar com sucesso e em segurança. Os turistas, três mulheres e um homem, todos naturais da Argentina foram identificados apenas como Luana, de 15 anos, Nádia, de 26 anos, Maria Eugênia, de 52 anos, e Daniel, de 60 anos. Após receber o atendimento pré-hospitalar, eles foram liberados no local sem maiores danos à saúde.
O caso reforça a importância de sempre estar atento às orientações de segurança nas praias e verificar a presença de guarda-vidas nas áreas mais movimentadas.
O Batalhão de Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas é um dos principais centros de referência em salvamentos marítimos no Brasil, contando com profissionais altamente treinados e equipamentos especializados para garantir ainda mais segurança aos banhistas e turistas que frequentam as praias alagoanas.
Em decorrência do aumento no número de casos de afogamentos com a chegada do verão, a corporação conta com o auxílio de drones para o monitoramento de possíveis riscos e na prevenção de acidentes na praia do Francês. A medida faz parte da implementação da tecnologia para aumentar ainda mais a eficiência no serviço da corporação em prol da segurança da população.
O que fazer em casos de afogamentos?
Em caso de afogamento, é importante chamar imediatamente os guarda-vidas que estão a postos nas praias ou ligar para o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. Em situações como essa, mantenha a calma e evite lutar contra a corrente para evitar o cansaço desnecessário. Ao invés de tentar nadar diretamente em direção à praia, a orientação é nadar paralelamente em diagonal, pois isso ajudará a sair da corrente estreita e alcançar águas mais calmas.
As correntes de retorno são um risco real para banhistas e uma das principais causas de afogamento nas praias brasileiras. Elas são geradas pelo acúmulo de água no raso, devido à ação do vento e das ondas. Para evitar afogamentos é indicado nadar em praias devidamente sinalizadas e com a presença de guarda-vidas. Lembre-se de sempre observar se existe alguma sinalização de alerta ou perigo.
Veja também
Últimas notícias
Exportações de serviços batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025
Renan Filho rebate declarações do Governador de Santa Catarina: “Sua máscara já caiu”
Três pessoas ficam feridas após veículo capotar AL-101 em Maragogi
Carro pega fogo em frente à Havan, no Jardim Petropólis
Profetisa americana afirma que Deus começou a expor corrupção no Brasil
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
