Mundo

Irã promete resposta a novo ataque de Israel, que ocorreu na madrugada deste sábado (26)

Departamento de Relações Públicas de Teerã divulgou comunicado afirmando que os bombardeios foram interceptados pela defesa

Por R7 26/10/2024 15h03 - Atualizado em 26/10/2024 16h04
Irã promete resposta a novo ataque de Israel, que ocorreu na madrugada deste sábado (26)
Irã sofre investida israelense na madrugada deste sábado (26) - Foto: Record News/ Reprodução

O Departamento de Relações Públicas do Irã divulgou, neste sábado (26), um comunicado informando que interceptou ataques israelenses às cidades de Ilam e Khuzestan. Israel, por sua vez, diz que atingiu bases militares do inimigo com sucesso e que a resposta ao bombardeio de 1º de outubro foi finalizada.

Segundo a agência de notícias República Islâmica, o Irã cita “ação agressiva” e “abuso de força” contra a soberania nacional e invoca o artigo 51 da Carta das Nações Unidas, sobre o direito à legítima defesa, para retaliar.

No comunicado, o Irã condena o “genocídio dos palestinos” e a “agressão contra o Líbano, apoiada pelos Estados Unidos”.

E pede que os países do Oriente Médio lembrem de sua responsabilidade individual e coletiva de garantir a paz e a estabilidade na região, seguindo as determinações da Convenção de Genebra, de 1949, sobre direito nacional humanitário.


O ataque iraniano a Israel em 1º de outubro foi uma resposta à morte de um dos chefes do grupo terrorista libanês Hezbollah, financiado por Teerã.

O conflito na região começou em 7 de outubro do ano passado, quando o grupo terrorista Hamas invadiu Israel, matando 1.200 pessoas. Mais de 200 foram sequestradas e dezenas continuam sob poder dos criminosos.