Maceió

[Vídeo] Ambulatório será fechado para reforma e moradores protestam, em Maceió

A partir desta quinta-feira (31), o ambulatório Noélia Lessa permanecerá fechada para reformas pelos próximos 12 meses

Por Gabriel Amorim* 30/10/2024 10h10 - Atualizado em 30/10/2024 13h01
[Vídeo] Ambulatório será fechado para reforma e moradores protestam, em Maceió
Ambulatório será fechado para reforma e moradores protestam, em Maceió - Foto: Reprodução / Vídeo

Moradores do bairro da Levada, em Maceió, realizaram um protesto, na manhã desta quarta-feira (30), em frente ao Ambulatório Noélia Lessa devido a suspensão das atividades na unidade, que será fechada a partir desta quinta-feira (31) para reformas.

O 7Segundos recebeu um vídeo que mostra um grupo de pessoas reunidas próximo ao ambulatório. Os moradores e funcionários do local pedem que a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) tome medidas para garantir que eles possam ser atendidos próximos de suas residências. Assista:


A informação da suspensão das atividades do Ambulatório Noélia Lessa foi divulgada pela Sesau nessa terça-feira (29). A partir desta quinta-feira (31), a unidade permanecerá fechada para reformas pelos próximos 12 meses.

Durante esse período, a secretaria orientou que os pacientes procurem atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da rede referenciada.

Segundo o secretário de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, as reformas acontecem para garantir o acesso qualificado aos serviços de saúde, além de melhorar as condições de infraestrutura e de segurança para os servidores e as pessoas que frequentam o ambulatório.

A reportagem procurou a Sesau para saber se alguma medida será tomada após o protesto dos moradores. Em nota, a Sesau informou que a suspensão nos atendimentos dos ambulatórios é uma medida necessária e inadiável. Disse, ainda, que as pessoas que necessitarem de atendimento de urgência devem procurar uma das cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mantidas pelo Estado, localizadas nos bairros Jaraguá, Jacintinho, Chã da Jaqueira, Tabuleiro do Martins e Cidade Universitária, ou as UPAs geridas pelo Município, nos bairros de Santa Lúcia, Benedito Bentes e Trapiche.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Reforma dos Ambulatórios 24 Horas Denilma Bulhões e Noélia Lessa

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que os ambulatórios 24 Horas Noélia Lessa, na Levada, e Denilma Bulhões, no Benedito Bentes, passarão por ampla reforma, visando modernizar e ampliar a estrutura física e assistencial aos usuários do Sistema Único de Saúde. Em virtude disso, o atendimento está sendo suspenso a partir desta quinta-feira (31). A medida é necessária e inadiável, uma vez que, atualmente, as condições de funcionamento dos dois prédios são deficitárias, podendo colocar em risco a saúde de usuários e servidores.

Durante o período da reforma, as pessoas que necessitarem de atendimento de urgência devem procurar uma das cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mantidas pelo Estado, localizadas nos bairros Jaraguá, Jacintinho, Chã da Jaqueira, Tabuleiro do Martins e Cidade Universitária, ou as UPAs geridas pelo Município, nos bairros de Santa Lúcia, Benedito Bentes e Trapiche.

Para casos de menor complexidade, a população pode buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, voltadas ao atendimento em Atenção Primária, com consultas regulares, exames preventivos e acompanhamento pré-natal.

A Sesau reforça seu compromisso em assegurar assistência pré-hospitalar de qualidade à população da capital alagoana e das cidades que integram a Grande Maceió.

*Estagiário sob supervisão