Experiente e conciliador: bancada alagoana avalia escolha de Lira para sucessão na Câmara
O presidente da Câmara aposta suas fichas em Hugo Motta, deputado paraibano que deve vencer a disputa no próximo ano
Arthur Lira (PP) já definiu que seu candidato à presidência da Câmara dos Deputados é o paraibano Hugo Motta (Republicanos). O arco de alianças que se formou em torno de Motta garante, neste primeiro momento, a vitória do aliado de Lira.
O portal 7Segundos ouviu os integrantes da bancada alagoana na Câmara dos Deputados, que avaliaram o nome escolhido pelo atual presidente da Casa para comandar o parlamento nos próximos dois anos.
Alfredo Gaspar (União Brasil)
O deputado federal Alfredo Gaspar, não quis se manifestar sobre a escolha de Lira para o comando da Câmara nos próximos dois anos. O partido de Gaspar ainda estuda lançar Elmar Nascimento, ex-aliado de Lira, como candidato à presidência da Casa.
O ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas disse que só fará uma avaliação sobre a eleição, após o partido definir os rumos que serão tomados.
Daniel Barbosa (PP)
O deputado Daniel Barbosa foi procurado pela equipe do portal 7Segundos, mas não se pronunciou sobre o tema até o momento.
Delegado Fábio Costa (PP)
Fábio Costa, que faz oposição ao presidente Lula (PT) na Câmara, também preferiu não se pronunciar até o momento.
Isnaldo Bulhões (MDB)
O líder da bancada emedebista na Câmara Federa, Isnaldo Bulhões, abriu mão de sua candidatura em prol do arco de aliança que foi formado em torno do nome de Motta.
Luciano Amaral (PV)
O deputado Luciano Amaral, líder do PV na Câmara, também declarou apoio a Hugo Motta. O parlamentar ressaltou que o escolhido de Lira trará harmonia entre os poderes.
"Hugo é um político experiente, com um histórico de diálogo e respeito às pautas que promovem o desenvolvimento do Brasil. Tenho convicção de que sua sensibilidade política garantirá harmonia entre os poderes e foco nas pautas essenciais para o progresso do Brasil", afirmou.
Marx Beltrão (PP)
Marx Beltrão foi o único deputado do partido de Lira na bancada alagoana, que se posicionou sobre a escolha de Motta como seu sucessor. Beltrão aprova a escolha e fala sobre sua relação pessoal com o paraibano.
“O deputado Hugo Motta tem muita experiência e está construindo o consenso necessário para buscar a Presidência da Câmara, reunindo o apoio da maioria das forças políticas, ao mesmo tempo em que busca construir uma unidade dentro Parlamento, o que é extremamente importante para conduzir bem os trabalhos e gerar resultados positivos para o país”, disse.
“Do ponto de vista pessoal, temos uma relação muito boa há muitos anos, vejo ele como um jovem politicamente muito habilidoso e capaz, que dialoga de forma positiva com todos os segmentos, e que busca sempre estabelecer pontes entre os divergentes, e que tem, portanto, as qualidades necessárias para ter sucesso ao assumir o posto”, avaliou o deputado.
Paulão (PT)
O petista Paulão, ressaltou que o Partido dos Trabalhadores declarou apoio ao candidato de Lira em troca de algumas garantias.
“O PT fez uma leitura aprofundada entre todos os candidatos que pretendem presidir a Câmara e decidiu apoiar o Hugo Motta. Para isso, firmou alguns compromissos: Primeiro, para ele não pautar a anistia aos golpistas de 8 de janeiro; segundo, não colocar pauta que coloque em risco a continuidade dos projetos sociais do governo Lula; garantir estabilidade política ao governo; respeitar o rito processual das PECs encaminhadas pelo governo ao parlamento”, disse.
Rafael Brito (MDB)
O emedebista e ex-candidato a prefeito de Maceió, Rafael Brito, disse ao 7Segundos que Hugo Motta é o nome mais adequado para acalmar os ânimos do parlamento.
“Voto em defesa do parlamento, o Hugo Motta é quem reúne as melhores condições para acalmar os ânimos e trazer mais produtividade para a casa. O parlamento precisa se conectar com o que as pessoas precisam para melhorar de vida”, avalia.
A eleição da nova Mesa Diretora da Câmara será no início de fevereiro. Estarão em disputa sete cargos: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário.