Após morte de idosa, Leonardo Dias volta a cobrar realocação para moradores dos Flexais
Dias destacou que a situação psicológica dos moradores é crítica e mencionou dona Pureza como exemplo de uma vítima dessa situação
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Maceió (CMM) desta terça-feira (05), o vereador Leonardo Dias (PL) lamentou a morte trágica de Maria Tereza da Paz, de 63 anos, conhecida como dona Pureza. A moradora dos Flexais, área afetada pelo crime da mineradora Braskem, tirou a própria vida no último dia 31 de outubro, após envenenar a si mesma e a sua filha. O caso gerou ampla repercussão na imprensa e nas redes sociais.
Em seu discurso, Dias voltou a pressionar as autoridades e a Braskem para que providenciem a realocação dos moradores das áreas de Flexal de Cima e Flexal de Baixo, além de uma indenização justa. Ele ressaltou que já vem tratando do tema há três anos, desde quando presidiu a Comissão Especial Parlamentar dos Bairros em Afundamento de Solo (CEPBAS), e que vem cobrando medidas urgentes.
O vereador relembrou as medidas encaminhadas às autoridades em 2022: “No dia 11 de fevereiro de 2022, enquanto presidente da CEPBAS, enviamos ao Sr. Milton Pradines, da Braskem, uma série de críticas quanto à proposta de revitalização da área e insistimos que a única solução era a realocação. O mesmo pedido foi feito ao Ministério Público Federal (MPF), à Defensoria Pública e ao Procurador-geral de Justiça de Alagoas. Alertamos que as condições do local tornavam inviável a permanência das pessoas”, disse.
Dias destacou que a situação psicológica dos moradores é crítica e mencionou dona Pureza como exemplo de uma vítima dessa situação. "Se essa solução tivesse sido acatada lá atrás, talvez ela hoje não tivesse feito o que fez e pudesse viver em outro local e ter direito a viver", frisou.
O vereador também comentou a recente conclusão do inquérito da Polícia Federal (PF), que responsabilizou três representantes do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) pelo desastre ambiental. “A PF concluiu que Gustavo Ressurreição Lopes, presidente do IMA/AL; Leonardo Lopes de Azevedo Vieira, vice-presidente do IMA/AL; e Jean Paul Pereira Melo, geólogo do IMA/AL, foram omissos. Essa investigação finalmente aponta responsáveis pela negligência e omissão que contribuíram para essa tragédia, que atinge mais de 60 mil pessoas, incluindo dona Pureza”.
Leonardo Dias encerrou seu pronunciamento pedindo uma revisão urgente para que a Justiça considere a realocação dos moradores e impeça mais perdas trágicas na região.
Veja também
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
