Com apoio do Cria, 56 municípios alagoanos conquistam o Selo Unicef
Selo reconhece a melhoria de políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes
56 municípios alagoanos conquistaram o Selo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil), que reconhece a melhoria de políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (6). De acordo com a organização, entre 2021 e 2024, mais de 50% das cidades de Alagoas evoluíram suas políticas públicas para promoção à saúde, educação e proteção de crianças e adolescentes.
Para receber o selo, os municípios reconhecidos focaram em cuidar da primeira infância e da adolescência, através de melhorias na educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho –; investimentos na saúde física e mental de meninas e meninos; promoção de hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteção de crianças e adolescentes das violências e garantia a proteção social para famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.
Segundo a secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas, Caroline Leite, esse resultado demonstra o protagonismo que as crianças estão tendo em Alagoas. “Estou muito feliz com esse resultado, são 56 municípios certificados e isso nos traz um orgulho imenso, porque esses municípios priorizam as políticas públicas de garantia de direitos para as crianças e para os adolescentes alagoanos. Ficamos muito felizes vendo que nosso trabalho aqui no Cria tem contribuído significativamente para que esse número seja alcançado e cresça cada vez mais”, disse.
A secretária pontuou ainda que, através dos três eixos principais trabalhados no Cria, que são saúde, educação e assistência social, o governo Paulo Dantas tem conseguido atacar indicadores negativos, levando ações que estão efetivamente mudando a realidade das crianças alagoanas, como o projeto Vacina +, que já avaliou mais de 19 mil cadernetas de crianças, ou o projeto educacional da Creche Cria, que já comemora suas 62 unidades inauguradas.
MAIS CRIANÇAS IMUNIZADAS
Ainda de acordo com os dados da Unicef, no que toca à saúde, as coberturas vacinais melhoraram mais nos municípios alagoanos certificados com o Selo Unicef em comparação à média nacional. Enquanto, no Brasil, de 2020 a 2023, as coberturas da Tríplice Viral D2[i] aumentaram 2,6% (de 64,27% para 65,91%), nos municípios certificados pelo Selo Unicef em Alagoas o aumento foi de 37,6% (de 55,2% para 75,9%).
MAIS CRIANÇAS NA ESCOLA
Já no que compete à presença em aula e acesso ao ensino básico, o abandono escolar caiu mais nos municípios certificados pelo Selo Unicef, em comparação à média nacional. No Brasil, de 2019 a 2023, o abandono escolar caiu 38%, passando de 1,3% para 0,8%. Já nos municípios certificados em Alagoas, a queda foi maior: 70,9% (saindo de 1,3% e chegando a 0,4%).
MAIS PROTEÇÃO INFANTIL
Quando falamos da proteção de crianças e adolescentes contra as violências, é fundamental que essas ocorrências deixem de ser invisibilizadas e possam ser melhor prevenidas e endereçadas. Para tanto, existe um sistema de registro e encaminhamento de casos pelos Conselheiros Tutelares, chamado Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), que está disponível em todo o País, mas que nem sempre é utilizado.
A adesão e o uso adequado do Sipia estavam entre as ações que os municípios que agora recebem o Selo Unicef deveriam realizar. Nas cidades certificadas em Alagoas, o número de notificações de violências contra crianças e adolescentes aumentou, passando de 61 notificações em 2020 para 9.506 em 2023. No mesmo período, nacionalmente, as notificações aumentaram de 118.995 para 578.859. A subnotificação deixou de existir em níveis alarmantes, permitindo que as crianças possuam o devido amparo.
O SELO
O Selo Unicef é uma iniciativa que visa fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. O sucesso do Selo Unicef é resultado da parceria entre Unicef e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) contou com a participação de 2.023 municípios de 18 estados. Desses, 923 alcançaram todas as metas e foram certificados.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
